Água de gengibre: use a bebida para emagrecer e perder a barriga

O gengibre ajuda no processo de emagrecimento por ser um alimento termogênico, que acelera a queima de gordura do corpo

atualizado 15/03/2021 13:15

Dominik Martin/Unsplash

Em termos de emagrecimento, a solução é matemática. Para perder peso, não há como fugir de equação “gastar mais calorias do que se consome”, por isso dieta e exercício são mandamentos obrigatórios.

No entanto, há como ajudar o corpo, acrescentando bons hábitos à rotina como, por exemplo, beber mais água e usar alimentos termogênicos, que ajudam o metabolismo a trabalhar mais rápido.

A água de gengibre é um destes eficientes aliados. De acordo com a nutricionista Tatiana Zanin, do portal Tua Saúde, tomar diariamente um copo da água de gengibre em jejum e mais meio litro ao longo do dia acelera a perda de gordura do corpo. Sendo que os efeitos positivos são observados primeiro, justamente, na barriga.

Como fazer a água de gengibre
Para preparar a água de gengibre, deve-se adicionar de 4 a 5 rodelas ou 2 colheres de sopa de raspas da raiz em 1 litro de água gelada.

Principais benefícios
Além de ajudar no emagrecimento, a água de gengibre traz outros benefícios ao organismo como:

Atua como anti-inflamatório;
Melhora a respiração e aliviar sintomas de tosse e falta de ar;
Previne náuseas e vômitos;
Combate azia e gases intestinais;
Alivia a dor causada pela artrite.

Quantidade recomendada e contraindicações
A quantidade recomendada de gengibre é de 1 a 2 g. De acordo com a especialista, os benefícios são maiores quando o gengibre é utilizado na forma fresca em vez de pó.

O gengibre está contraindicado para pessoas que tomam medicamentos para baixar a pressão alta e para afinar o sangue, como Aspirina, e só deve ser utilizado em casos de pedras na vesícula segundo orientação médica. Além disso, durante a gravidez não se deve consumir mais do que 2 g de gengibre por dia.

Como intensificar os benefícios
Além do gengibre, pode-se adicionar à receita suco de limão, rodelas de berinjela, rodelas de pepino ou canela. Além de melhorarem o sabor da bebida, os outros ingredientes também ajudam a limpar o intestino e acelerar o metabolismo. Aprenda algumas receitas práticas e saborosas que podem ser preparadas em casa:

1. Gengibre com limão
O limão potencializa os efeitos do gengibre, pois também é capaz de acelerar o metabolismo, além de possuir poucas calorias. A alta concentração de vitamina C da fruta a transforma em um poderoso antioxidante, que elimina impurezas do corpo e fortalece o sistema imunológico.

Como fazer: deve-se preparar 1 suco de limão, batendo a fruta no liquidificador ou espremendo direito em um copo de água. Em seguida, adicionar uma colher de gengibre ralado e misturar bem.

2. Gengibre com hortelã
Além de tornar a bebida mais refrescante, o hortelã ajuda a melhorar a circulação sanguínea. A folha também alivia problemas de estômago, dores de cabeça e inflamações nos músculos.

Como fazer: cortar 4 a 5 rodelas de gengibre e deixar em fogo médio até levantar fervura. Em seguida, acrescentar meia xícara de hortelã, esperar esfriar e coar a bebida que se formou, que pode ser consumida morna ou gelada.

3. Gengibre com berinjela
A berinjela é um alimento poderoso. Rica em água e com propriedades antioxidantes, ela atua no organismo prevenindo doenças do coração e diminuindo o colesterol, o que evita a aterosclerose.

Como fazer: acrescentar 1 xícara de chá de berinjela picada com a casca e 1 colher de sopa de gengibre ralado em 250 ml de água e bater no liquidificador, em seguida adicionar raspas de limão e beber natural ou gelado.

Nestas receitas, é possível, ainda, variar sabores adicionando outros vegetais, como pepino, abacaxi, goji berry e camomila. Além dos efeitos emagrecedores e desintoxicantes, são uma ótima forma de aumentar a quantidade de líquidos por dia, para manter o corpo hidratado.

Mais lidas
Últimas notícias