Afinal de contas, comer devagar emagrece ou engorda?

Mastigar a comida com cuidado ajuda na digestão e permite que o estômago envie sinais de saciedade ao cérebro

Comer correndo é um mal moderno. Em tempos de televisões ligadas 24h e smartphones cheios de informações, na hora da refeição se presta atenção em tudo, menos no que se está comendo. Por isso, a tendência é ir engolindo o alimento rapidamente.

Optar por um almoço tranquilo proporciona vários benefícios. Uma mastigação demorada tritura melhor o alimento, dá tempo para que os neurônios enviem sinais de saciedade ao cérebro, ajuda na digestão e, de quebra, permite que as papilas gustativas sintam, de fato, o sabor da comida.

Confira algumas razões para dedicar mais tempo na hora de se alimentar:

1. Emagrece
Ao comer com pressa, o sinal que o estômago envia ao cérebro para indicar saciedade não chega rápido o suficiente. A pessoa segue ingerindo calorias, comendo quando já não é mais necessário se alimentar. Quem opta por uma refeição mais calma, consegue se sentir satisfeito ingerindo menos comida.

2. Melhora a digestão
Mastigar bem os alimentos facilita o processo de digestão porque, além de triturar melhor a comida, aumenta a produção de saliva, o que contribui para a ação do ácido gástrico. Quando isso acontece, a comida fica menos tempo no estômago e é possível controlar sintomas de azia, gastrite ou refluxo.

3. Aumenta a sensação de saciedade
O hábito de comer rapidamente, além de favorecer a ingestão de alimentos em maiores quantidades, também diminui o tempo de contato do alimento com as papilas gustativas, que são responsáveis pela percepção do sabor e da emissão da mensagem de satisfação e saciedade ao cérebro. Comer lentamente permite sentir com maior facilidade o sabor dos alimentos, o que acaba prevenindo o vício por sabores artificiais e alimentos industrializados.

Como comer mais devagar
A dica é tentar comer sentado à mesa, evitando o sofá ou a cama e não assistir televisão durante a refeição. Preste atenção nos sabores e texturas e use sempre talher em vez de usar as mãos. Optar por uma salada como prato de entrada ou sopa morna também pode ajudar a ingerir menos calorias na refeição principal.