metropoles.com

A um dia do fim, campanha contra poliomielite vacinou 54% das crianças

Dados do Ministério da Saúde mostram baixa adesão das famílias à vacinação contra a paralisia infantil e preocupam especialistas

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Agência Saúde DF
Poliomielite
1 de 1 Poliomielite - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O Ministério da Saúde informou que até quarta-feira (28/9) apenas 54% das crianças brasileiras elegíveis para a vacina contra a poliomielite havia sido imunizadas. A Campanha Nacional de Vacinação contra a doença termina nessa sexta-feira (30/9) e já havia sido prorrogada uma vez devido à baixa adesão das famílias.

Os números são preocupantes, pois o percentual ideal estabelecido era de pelo menos 95% da população infantil – cerca de 15 milhões de crianças de 2 meses a 5 anos de idade. A meta não foi alcançada em nenhum dos estados brasileiros: os mais próximos do percentual desejável são Paraíba (86,82%), Amapá (82,85%) e Alagoas (74,65%).

O Distrito Federal está entre as unidades federativas com menor taxa de adesão, com 33,09%, atrás apenas de Roraima (23,17%), Acre (24,49%) e Rio de Janeiro (30,59%). Apesar de a poliomielite ter o status de erradicada no Brasil desde 1994, a baixa cobertura vacinal nos últimos anos torna o país vulnerável à circulação do vírus.

Campanha de vacinação

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil começou no dia 8/8. O esforço é destinado às crianças menores de 5 anos que não receberam nenhuma dose da vacina e as que ainda não completaram o esquema vacinal.

O incentivo à imunização das crianças é uma medida para combater o retorno da doença no Brasil. Em países europeus e em Israel, a ausência da medida preventivas já provocou o surgimento de casos; nos Estados Unidos, a governadora de Nova York declarou estado de emergência no estado após o vírus da poliomielite ser encontrado em amostras de esgoto.

Na semana passada, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) alertou que o Brasil também corre o risco de reintrodução da doença.

A paralisia infantil é causada pelo polivírus selvagem (PVS), que pode infectar crianças e adultos. A contaminação ocorre via fecal e oral e casos graves podem levar à paralisia dos membros inferiores.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?