metropoles.com

“A luz no fim do túnel está ficando mais brilhante”, diz OMS sobre Covid-19

Em pronunciamento na ONU, diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus também fez alerta ao perigo das teorias da conspiração

atualizado

Compartilhar notícia

Picture Alliance/Getty Images
Tedros Adhanom Ghebreyesus
1 de 1 Tedros Adhanom Ghebreyesus - Foto: Picture Alliance/Getty Images

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou, em pronunciamento à Organização das Nações Unidas (ONU), que “a luz no fim do túnel está ficando cada vez mais forte”, sobre o fim da pandemia de Covid-19.

“Muitos países tiveram sucesso em prevenir ou conter a transmissão com ferramentas de saúde pública comprovadas. Essa não é uma sorte de geografia ou demografia. Esses países mostraram que o vírus pode ser controlado com ciência, solidariedade e sacrifício”, disse o diretor-geral.

Ele também chamou atenção para o problema das teorias da conspiração e fake news, ambientes nos quais o vírus “prospera”.

Ghebreyesus indicou quatro ações que as nações devem adotar para acabar com a pandemia e construir o “mundo pós-pandêmico”. Em primeiro lugar, está o investimento nas vacinas.

“Mas preciso ser claro: não podemos aceitar um mundo onde pobres e marginalizados são atropelados pelos ricos e poderosos na busca pela vacina. A crise da Covid-19 é global, e as soluções devem ser distribuídas de forma justa”, declarou.

O segundo ponto é investir na preparação para evitar a próxima pandemia. O diretor-geral aponta que, apesar dos reiterados alertas, muitos países não estavam prontos para a Covid-19 e acreditaram, de forma errônea, que sistemas de saúde fortes poderiam protegê-los.

O terceiro é investir na saúde como “fundação da paz e prosperidade”. E o último ponto seria apostar no multilateralismo, para garantir a segurança do futuro comum. “A vacina vai ajudar a acabar com a pandemia, mas não vai resolver as vulnerabilidades que estão na sua raiz”, explica.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?