5 sugestões de lanches low carb para ajudar você a emagrecer

Um dos desafios da dieta é definir o que comer entre as refeições, pois, em cardápios tradicionais, esse é o momento dos bolos e biscoitos

ReproduçãoReprodução

atualizado 20/01/2020 13:01

A dieta low carb prega a redução de carboidratos na alimentação, eliminando especialmente as fontes simples, como açúcar e farinha branca. Em substituição, a recomendação é ajustar o consumo de proteínas e aumentar a ingestão de gorduras boas, como castanhas, pasta de amendoim, abacate e azeite.

Um dos desafios para quem está encarando esse tipo de dieta é definir o que comer na hora do lanche, pois, nesses momentos, pão, biscoitos, bolos, cuscuz e salgados – todos ricos em carboidratos – costumam ser muito usados. Para ajudar você na montagem do cardápio, seguem cinco sugestões para o lanche:

1. Castanhas com iogurte natural
Um lanche low carb super rápido e prático é a mistura de castanhas com iogurte natural. As castanhas e oleaginosas em geral, como avelã, amêndoas, nozes e amendoim, são ricas em gorduras boas, zinco e proteínas, além de terem um teor muito baixo de carboidratos.

O iogurte natural integral é rico em proteínas e gorduras, tendo baixa quantidade de carboidratos. No entanto, por ter um sabor amargo, muitas vezes, a indústria adiciona açúcar para melhorar o paladar. O ideal é comprar o iogurte natural não adoçado e adicionar apenas poucas gotas de adoçante na hora de comer.

2. Torta de maçã low carb
A torta de maçã traz um sabor doce delicioso para os lanches, além de poder ser levada na marmita para a aula ou para o trabalho.

Ingredientes:
1 ovo;
1/2 maçã;
1 colher de sopa de farinha de amêndoas;
2 colheres de sopa creme de leite ou iogurte natural;
1 colher de chá de fermento em pó;
adoçante Stévia culinário a gosto;
canela a gosto;
manteiga ou óleo de coco para untar a frigideira

Modo de preparo:
Cortar a maçã em fatias finas e reservar. Bater o ovo, a farinha, o creme de leite ou iogurte e o fermento com o mixer ou com um garfo. Untar a frigideira com manteiga ou óleo de coco e pré-aquecer. Colocar em seguida o adoçante e canela, espalhar as fatias de maçã e, por cima de tudo, adicionar a massa. Tampar a frigideira e deixar cozinhar em fogo baixo por cerca de 7 minutos ou até a massa assar por completo. Colocar em um prato e polvilhar mais canela a gosto.

3. Bolinho de Abóbora
Esse bolinho é rico em vitamina A da abóbora e gorduras boas do coco e das castanhas. Se preferir, não adicione adoçante nem castanhas na receita e use a massa como se fosse um pão, podendo recheá-lo com queijo, ovo ou frango desfiado, por exemplo.

Ingredientes:
2 ovos;
1/4 xícara de chá de farinha de coco;
1/2 xícara de chá de abóbora cozida amassada;
1 colher de sopa de adoçante culinário;
1 colher de chá rasa de fermento em pó;
1 colher de sopa de óleo de coco;
2 colheres de sopa de castanhas levemente trituradas (opcional)

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes na batedeira ou liquidificador, menos as castanhas trituradas. Em seguida, despejar a massa em forminhas untadas ou de silicone, adicionar as castanhas levemente trituradas na massa e levar para assar em forno médio por cerca de 25 minutos até que o teste do palito indique que a massa está cozida. Rende cerca de 6 porções.

4. Crepioca de linhaça
A adição do ovo na tradicional receita de tapioca aumenta a quantidade de proteínas ingeridas.

Ingredientes:
1 ovo;
1 1/2 colher de farinha de linhaça;
1 pitada de sal e orégano;
2 colheres de sopa de queijo em cubos;
2 colheres de sopa de tomate picado para rechear

Modo de preparo:
Misturar o ovo, a farinha de linhaça, o sal e o orégano em uma tigela funda e bater bem com o garfo. Adicionar o queijo e o tomate, ou o recheio de sua preferência, e misturar novamente. Untar uma frigideira com manteiga, azeite ou óleo de coco e despejar a massa, virando para dourar dos dois lados.

5. Pão de Abóbora no micro-ondas
Esse pãozinho prático pode ser feito tanto na versão doce quanto na salgada.

Ingredientes:
1 ovo;
50 g de abóbora cozida e amassada;
1 colher de sopa de farinha de linhaça;
1 pitada de fermento em pó;
1 pitada de sal ou 1 colher de café de adoçante culinário

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes, untar uma xícara com azeite ou óleo de coco e levar ao micro-ondas por cerca de 2 minutos. Se preferir, em seguida pode partir o pãozinho e colocá-lo na torradeira para ficar crocante. (Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias