Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

De vira-latas a terapeutas: cães visitam ala oncológica infantil em SP

Crianças em tratamento oncológico no A.C.Camargo, na zona sul de São Paulo, foram recebidas por vira-latas que se tornaram “terapeutas”

15/12/2025 16:32, atualizado 17/12/2025 14:52
Compartilhar notícia
Divulgação
Crianças em tratamento oncológico no A.C.Camargo, na zona sul de São Paulo, foram recebidas por vira-latas que se tornaram “terapeutas” - Metrópoles

Os vira-latas Jacaré, Romeu, Lex, Murakami e Patrick foram os grandes visitantes da área oncológica infantil do Hospital A.C.Camargo, na zona sul de São Paulo, na sexta-feira (12/12). Resgatados, os cães se tornaram terapeutas no apoio a pacientes em tratamento de câncer.

De vira-latas a terapeutas: cães visitam ala oncológica infantil em SP - destaque galeria
5 imagens
De vira-latas a terapeutas: cães visitam ala oncológica infantil em SP - imagem 2
De vira-latas a terapeutas: cães visitam ala oncológica infantil em SP - imagem 3
De vira-latas a terapeutas: cães visitam ala oncológica infantil em SP - imagem 4
De vira-latas a terapeutas: cães visitam ala oncológica infantil em SP - imagem 5
De vira-latas a terapeutas: cães visitam ala oncológica infantil em SP - imagem 1
1 de 5

Divulgação
De vira-latas a terapeutas: cães visitam ala oncológica infantil em SP - imagem 2
2 de 5

Divulgação
De vira-latas a terapeutas: cães visitam ala oncológica infantil em SP - imagem 3
3 de 5

Divulgação
De vira-latas a terapeutas: cães visitam ala oncológica infantil em SP - imagem 4
4 de 5

Divulgação
De vira-latas a terapeutas: cães visitam ala oncológica infantil em SP - imagem 5
5 de 5

Divulgação

Para se tornarem pets de suporte emocional, os cachorros passaram por sessões específicas de treinamento e sensibilização. A veterinária Bruna Garcia explicou que para um cão se tornar um terapeuta, é preciso se atentar a critérios ligados ao temperamento dele. O animal também precisa saber comandos básicos e específicos para que consiga estar neste tipo de espaço e possa conviver com o público.

“Qualquer pet pode se tornar terapeuta, é muito mais sobre temperamento do que qualquer característica de raça. Tem que ser um que goste de carinho, que aceite bem o toque humano, principalmente nessas terapias com crianças que gostam de abraçar”, revelou Bruna.

Os cães da ação, idealizada pela Petlove, foram resgatados pelo Instituto Caramelo. A diretora-executiva da organização, Yohanna Perlman, destacou que a ação reforçou o propósito do instituto ao escolher justamente os cães com menores chances de adoção.

Para os organizadores, o encontro foi a expressão mais pura do cuidado mútuo, onde crianças em tratamento oncológico receberam o aconchego proporcionado pelos animais, enquanto os pets encontram novas oportunidades de vínculo, convivência e afeto em um ambiente seguro.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters