metropoles.com

Deputado tenta barrar compra com empresa ligada a futuro secretário

Carlos Gianazzi pede para TCE impedir governo Tarcísio de comprar tablets de empresa ligada a Renato Feder, futuro titular da Educação

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Renato Feder
1 de 1 Renato Feder - Foto: Divulgação

São Paulo – O deputado estadual Carlos Giannazi (Psol) enviou ofício ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) pedindo a suspensão da compra de tablets pelo governo de São Paulo com uma empresa ligada ao futuro secretário da Educação, Renato Feder.

A Multilaser venceu uma licitação em dezembro do ano passado para fornecer 457,5 mil tablets educacionais para a Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (Prodesp), por meio de pregão eletrônico. Com isso, a estatal pode comprar os equipamentos diretamente da empresa conforme sua necessidade.

Conforme o Metrópoles revelou na semana passada, entre 2021 e este ano, a Multilaser faturou R$ 192 milhões com a venda de equipamentos para pasta que Feder comandará no governo Tarcísio.

O futuro secretário da Educação foi co-CEO da Multilaser entre 2003 e 2018. Em 2019, ele renunciou após assumir a pasta da Educação no governo de Ratinho Júnior (PSD) no Paraná e, desde maio do ano passado, é membro efetivo do conselho de administração da companhia.

“Conflito de interesse”

No ofício enviado ao presidente do TCE, Dimas Ramalho, o deputado Carlos Gianazzi aponta possível “conflito de interesse” no fato de o governo Tarcísio poder comprar equipamentos de uma empresa ligado ao seu secretário da Educação.

Além disso, ele afirma que a Prefeitura da capital fez uma compra similar da empresa em 2021, e os equipamentos não foram entregues no prazo e apresentaram defeito.

Renato Feder e a assessoria de Tarcísio já afirmaram que o futuro secretário irá deixar o cargo no conselho da Multilaser antes de tomar posse no comando da Educação.

O futuro secretário e a equipe do governador eleito também disseram que governo Tarcísio não assinará contratos com a empresa enquanto Feder for secretário. O TCE analisa a representação do deputado do Psol.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?