São Paulo – O autônomo Roselito Queiroz (foto de destaque), 50 anos, almoçava com a mulher no Osasco Plaza Shopping, nesta quarta-feira (8/3), na hora do desabamento de parte do teto. Em 1996, quando uma explosão matou 42 pessoas no mesmo centro comercial, ele também estava lá.
“Pensei que ia se repetir a mesma tragédia de 26 anos atrás”, disse ao Metrópoles, ainda assustado.
Sobre o acidente desta quarta, o homem contou o que ocorreu: “A gente estava comendo e começou a cair água em uma parte da praça. Aí, foi soltando um pedaço de gesso aqui, outro ali, o pessoal do shopping já isolou a área”.
“Coisa de dois ou três minutos depois, tudo veio abaixo. Caiu iluminação, estrutura metálica, tudo. Foi uma turbulência”, completou.

Parte do teto do estacionamento do Osasco Plaza Shopping desabouReprodução/Redes sociais

O acidente causou grande barulho e a poeira invadiu um dos corredores de lojas do centro de comprasReprodução/Redes sociais

Os bombeiros enviaram oito equipes para o localReprodução/Redes sociais

O teto desabou próximo à Praça da AlimentaçãoReprodução/Redes sociais

Pelo menos quatro veículos caíram dentro do shoppingReprodução/Redes sociais

Cenário de destruição após desabamento em shopping de OsascoReprodução/Redes sociais

Clientes correram com medo. Pânico geralFoto colorida desabamento Shopping Osasco Plaza
Roselito estava almoçando com Jamille Arruda, 36, para comemorar o Dia da Mulher. O que era celebração virou apreensão e medo quando parte do teto do centro comercial desabou a poucos metros do casal.
Lembranças de 1996
Passado o susto, veio à memória dele tudo o que presenciou no dia 11 de junho de 1996, véspera do Dia dos Namorados, quando houve a explosão.
“Naquele dia, eu só senti um cheiro de gás muito forte e, de uma hora para outra, ouvi aquele estouro”, diz a testemunha da tragédia na década de 1990. “Graças a Deus, naquela hora, eu estava em outra parte e não fui atingido”.
A explosão aconteceu por volta do meio-dia, quando estima-se que havia mais de duas mil pessoas no centro comercial.
Naquele dia, a explosão atingiu a praça de alimentação, onde o chão chegou a ser arremessado para o alto atingindo e derrubando o teto.
Interdição
Após o desabamento no Osasco Plaza Shopping nesta quarta, a prefeitura da cidade da grande São Paulo interditou o centro comercial e cassou o seu alvará de funcionamento.
“Shopping totalmente interditado, alvará cassado! Defesa Civil, GCM, SAMU, CREA-SP, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar acompanharam todos os passos”, afirmou o prefeito Rogério Lins (Podemos) em rede social.
Pânico
Quando parte do teto do Osasco Plaza Shopping desabou clientes e funcionários entraram em pânico. Os bombeiros enviaram oito equipes para o local, mas segundo a corporação não há informações sobre vítimas.
Os carros que estavam no estacionamento foram engolidos por uma cratera que se abriu no chão do estacionamento do centro comercial.
O teto que desabou ficava em cima de um dos corredores de lojas do shopping. Acima do teto, fica o estacionamento do centro de compras e havia veículos parados em algumas da vagas.
Imagens que parecem ser de uma câmera de segurança e circulam nas redes sociais mostram o momento em que pelo menos quatro veículos somem após o asfalto ceder.
Goteira
Segundo o capitão André Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o desabamento ocorreu em um local que já havia sido isolado por ter apresentado uma goteira.
“O local havia sido isolado minutos antes em virtude de um gotejamento. Nós estamos verificando nas câmeras de segurança para realmente confirmar que não havia ninguém”, disse.