metropoles.com

Cartas anônimas trazem ameaças a cães em SP: “Será morto silenciosamente”

O dono de uma cadela recebeu a ameaça anônima e a publicou no Facebook, gerando comoção e apoio de usuários da internet

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Arte Metrópoles
Trecho de carta com ameaça e imagem da cachorra sol
1 de 1 Trecho de carta com ameaça e imagem da cachorra sol - Foto: Reprodução/Arte Metrópoles

São Paulo – Dois moradores do Planalto Paulista, bairro da zona sul de São Paulo, receberam cartas com ameaças contra seus cães. O professor de idiomas Vitor Assano recebeu em 13 de janeiro o seguinte aviso impresso: “Seu  cachorro será morto, silenciosamente e em algum dia, a partir as [sic] 00:00 caso não o retire de casa até 30 de janeiro”.

O aviso diz que a cadela de Assano, chamada Sol, late bastante e incomoda os vizinhos. O autor não identificado diz que a carta será o “único aviso” (leia o texto na íntegra abaixo). Dessa maneira, a mensagem final indica que o carro de Assano será marcado com tinta branca “como prova de nosso profissionalismo”. 

O professor de idiomas denunciou o problema no Facebook, em um post que tem mais de 5,7 mil compartilhamentos até as 22h. Sol é uma cadela idosa de 10 anos que foi adotada ainda pequena pela família de Assano, em 2012.

“Nós nunca tivemos problemas com a vizinhança. Não tenho nem ideia de quem possa ter feito isso, é assustador. É um ataque à nossa família, a Sol não é um patrimônio, é a nossa cachorrinha”, afirma ao Metrópoles.

Além dele, uma vizinha dona de três cachorros foi ameaçada com uma carta igual à que Assano recebeu. Um dia após receber a carta, Assano registrou um boletim de ocorrência no 16º Distrito Policial de Vila Clementino, bem como a vizinha.

“Estamos tentando protegê-la da melhor forma. A Sol está contente, nem entende o problema. Quem sofre somos nós. Contamos com o trabalho da polícia para identificar o autor desse crime o quanto antes”, diz o professor, em alusão à data de 30 de janeiro.

O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). A pasta enviou a seguinte nota:

“A vítima prestou depoimento e manifestou o desejo de representar criminalmente. A equipe de investigação realiza diligências para localizar imagens de câmeras de segurança e outros procedimentos de polícia judiciária para identificação da autoria. Outro boletim de ocorrência foi registrado na unidade com as mesmas características, porém a vítima ainda não fez a representação criminal. A delegacia vai contatá-la”.

Depois da repercussão, o dono da Sol recebeu uma ligação do deputado estadual Delegado Bruno Lima (PSL-SP). O parlamentar manifestou apoio e assessoria para tratar o caso.

Confira a carta recebida por Vitor Assano:

“Ao

Dono do cachorro

Seu cachorro será morto, silenciosamente e em algum dia, a partir as [sic] 00:00 horas do dia 30/01/2021 caso você não siga rigorosamente a instrução abaixo:

Você tem o prazo até a data acima mencionada para colocar seu cachorro, ainda com vida, em outro lugar para viver. Desde que seja longe do bairro Planalto Paulista e daquela vizinhança.

Seu cachorro late, ha [sic] muito tempo, descontrolada e diuturnamente fora da normalidade de um convívio social. Perturbando portando em demasia, contundente, de forma anormal e recorrentemente uma vizinhança inteira de um bairro estritamente residencial. Onde moram pessoas e famílias com bebês, crianças, idosos, enfermos e trabalhadores que merecem e tem direitoao [sic] descanso e ao silêncio.

Fique ciente que este é seu único aviso.

Somos profissionais e muito bem pagos pelo nosso trabalho.

Tenha certeza que já realizamos trabalhos piores e nunca falhamos.

Seu prazo e nosso trabalho são inegociáveis e irreversíveis.

Como prova de nosso profissionalismo deixaremos uma marca de tinta branca no seu carro. A próxima não será tinta nem branca.

Não entraremos mais em contato”.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?