metropoles.com

Xuxa e Gugu: realities viram depósito de apresentadores veteranos

No fim da década de 1990 e começo dos anos 2000, não tinha para ninguém aos domingos: Xuxa entrava no ar com um programa cheio de paquitas, dançarinos, plateia e muita música. Era o Planeta Xuxa, que animava o início das tardes e ia até o futebol. Sucesso de audiência, a atração ficou no ar […]

Autor Ataide de Almeida Jr.

atualizado

Compartilhar notícia

xuxagugu
1 de 1 xuxagugu - Foto: null

No fim da década de 1990 e começo dos anos 2000, não tinha para ninguém aos domingos: Xuxa entrava no ar com um programa cheio de paquitas, dançarinos, plateia e muita música. Era o Planeta Xuxa, que animava o início das tardes e ia até o futebol. Sucesso de audiência, a atração ficou no ar até 2002.

Também aos domingos, Gugu Liberato, no Domingo Legal, disputava ponto a ponto a liderança de audiência com Faustão. Com quadros que deixariam os politicamente corretos de cabelo em pé, como a tradicional Banheira do Gugu, o apresentador era sucesso e ficou por longos 16 anos à frente da atração.

Corta para o ano de 2015. Os dois apresentadores deixaram as suas emissoras e foram para a Record TV. Xuxa ganhou um programa do jeito que ela sempre sonhou, com liberdade para agir como quisesse. Gugu também conseguiu uma atração nos moldes que queria, explorando, como sempre, o assistencialismo.

Apesar das tentativas, os dois fracassaram na audiência. O que fazer para justificar o salário milionário deles? A Record TV encontrou a melhor solução. Ambos foram gentilmente encaminhados a reality shows comprados de emissoras estrangeiras. Xuxa ganhou o Dancing Brasil, que inicialmente foi bem no Ibope, mas agora patina para conseguir uma vitória. Já Gugu deve estrear na apresentação do Power Couple Brasil 2018 ainda neste mês.

Esses formatos engessados viraram excelentes depósitos de apresentadores/jornalistas veteranos. Não só Gugu e Xuxa são exemplos: também é possível incluir na lista Pedro Bial, Roberto Justus, Ernesto Lacombe, Chris Flores, Zeca Camargo, Britto Jr. e Ana Paula Padrão.

Alguns, como Pedro Bial, conseguiram dar a volta por cima. Mas a maior parte ainda depende desse tipo de programa para ter uma sobrevida na televisão. Por isso, fica aqui o conselho: abram o olho, Faustão, Datena, Geraldo Luís e Rodrigo Faro! Segurem a audiência para não acabarem no depósito dos realities!

Compartilhar notícia