metropoles.com

Moradores de Vicente Pires limpam sujeira deixada pela chuva

Equipes da Defesa Civil, Novacap e da Secretaria da Cidade atuam na avaliação de riscos e retirada de entulho. Governador visitou o local

atualizado

Compartilhar notícia

Michel Melo/Metrópoles
VP2
1 de 1 VP2 - Foto: Michel Melo/Metrópoles

Moradores de Vicente Pires que tiveram suas casas atingidas pela forte chuva que caiu sobre a região administrativa na quinta-feira (16/3) passaram a manhã desta sexta (17) retirando a sujeira e os entulhos de dentro dos imóveis. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) visitou a região e prometeu obras de drenagem a partir de outubro.

A força da chuva causou inundação e vários transtornos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, muros caíram, carros foram arrastados com pessoas dentro e moradores ficaram ilhados devido ao grande volume de água acumulado.

Apenas 30 minutos de temporal foi o suficiente para deixar um rastro de destruição nas ruas 3 e 4 da cidade. O bombeiro militar Rogério Campos, morador de uma das chácaras mais afetadas na Rua 3, disse que não é possível calcular o prejuízo. Ele estava com a esposa e um dos filhos quando a água invadiu a sua residência.

A minha esposa foi arrastada. Ouvimos um estrondo e a casa veio a tremer. Quando eu sai para ver, o muro já havia rompido e a minha moto e o carro da família estavam descendo com a enxurrada

Rogério Campos, bombeiro, morador da Rua 3
6 imagens
Asfalto destruído pela enxurrada
Ruas ficaram alagadas logo após a chuva
Muros caíram com a força das águas
Bombeiros atendem a comunidade durante temporal
Enxurrada formou rios entre as quadras
1 de 6

Limpeza no dia seguinte ao temporal

Michel Melo/Metrópoles
2 de 6

Asfalto destruído pela enxurrada

3 de 6

Ruas ficaram alagadas logo após a chuva

4 de 6

Muros caíram com a força das águas

5 de 6

Bombeiros atendem a comunidade durante temporal

6 de 6

Enxurrada formou rios entre as quadras

Sem licença ambiental
O presidente da Associação dos Moradores de Vicente Pires, Gilberto Camargo, disse que a comunidade vive esse drama ano a ano. “Não é a primeira vez que acontece. Falta vontade política. Em 25 anos que eu moro aqui é a mesma coisa. Aguardamos há 17 anos a licença ambiental. Neste momento, vamos cobrar as soluções necessárias e definitivas”, garantiu o líder comunitário.

A Defesa Civil esteve no local nesta sexta para avaliar as estruturas atingidas. “Notificamos quatro casas que, inicialmente, tinham risco de desabamento dos muros. Agora, o processo de limpeza de entulhos já foi iniciado”, afirmou o major Sinfrônio Lopes. “Estamos trabalhando juntos com outros órgãos para retomar as condições de normalidade das edificações e da cidade”, afirmou.

O trabalho emergencial para a retirada de entulhos é executado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e pela Secretaria de Cidades.

O governador Rodrigo Rollemberg visitou a região na manhã desta sexta, e constatou grandes estragos em algumas propriedades. “Como Vicente Pires não é uma cidade planejada, não tem uma rede de drenagem adequada. Essa enxurrada vem destruindo tudo por onde passa”, comentou.

Segundo Rollemberg, o local receberá melhorias de drenagem, pavimentação e rede de esgoto. “Vamos tomar as medidas emergenciais e, do ponto de vista estrutural, que são medidas que resolverão o problema definitivamente, nós vamos acelerar as obras a partir do início do período seco”, anunciou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?