metropoles.com

Moradores se reúnem para recuperar praça no Recanto das Emas

No sábado (20/2), cerca de 80 pessoas conseguiram recuperar pontos degradados da área, como o parque infantil e o ponto de encontro comunitário. Durante o domingo (21), o grupo fez a pintura da calçada e a roçagem do terreno

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Agência Brasília
moradores Recanto das Emas
1 de 1 moradores Recanto das Emas - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Morador da Quadra 307 do Recanto das Emas há 20 anos, o comerciante aposentado Manoel Chagas, de 54 anos, sonha ver revitalizada a praça em frente à casa onde mora. “Queremos um lugar limpo, seguro e, principalmente, ocupado pela população”, afirma o cearense radicado em Brasília.

Na manhã deste domingo (21), Manoel uniu-se a vizinhos e colaboradores para dar continuidade à ação que começou no sábado (20).

No sábado, cerca de 80 pessoas conseguiram recuperar pontos degradados da área, como o parque infantil e o ponto de encontro comunitário. “Se cada um fizer um pouco, sentir-se responsável pela cidade, só tende a melhorar”, acredita o morador.

Durante o mutirão, o grupo plantou mudas de árvores, fez uma barreira de pneus para conter a água da chuva que inundava o campo de futebol e instalou um ponto de leitura feito com uma geladeira transformada em armário e com pneus que viraram bancos.

Hoje (21), os moradores começaram a pintura da calçada e a roçagem do terreno e a conclusão do espaço cultural. Para o local, estavam programadas apresentações musicais.

Iniciativa
A atividade é coordenada pela organização sem fins lucrativos Instituto Batucar — que atua desde 2001 no mesmo endereço e atende cerca de 80 crianças e adolescentes com aulas de música.

Para tocar o projeto de revitalização da praça, a entidade em que trabalham cinco pessoas conseguiu apoio da Administração Regional do Recanto das Emas, com mão de obra e doação de pneus, areia e cimento, e de empresas privadas. O administrador regional, Fábio Viana Ávila, vê a ação como um modelo a ser seguido nas outras quadras da região administrativa. “A transformação é importante para que as pessoas sintam-se conectadas com o lugar.” O gestor reforçou a importância da atuação dos moradores e adiantou que a mudança promovida pela iniciativa popular contará com o apoio do Estado para a manutenção do local.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?