metropoles.com

Rollemberg determina suspensão de obra da discórdia na 207 Sul

Decisão é fruto de pedido feito por moradores da quadra, que reclamavam do bloqueio causado pela obra em passagem de pedestres

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/WhatsApp
rollemberg obra da discórdia
1 de 1 rollemberg obra da discórdia - Foto: Divulgação/WhatsApp

Após a mobilização de moradores, a novela da obra da discórdia na quadra 207 Sul parece ter chegado a um desfecho. Nesta segunda-feira (12/6), o governador Rodrigo Rollemberg anunciou a suspensão da obra. De acordo com o chefe da Executivo, a medida foi tomada “pela preservação da área verde de Brasília e em defesa do interesse público”.

A confusão teve início em abril deste ano, quando parte da área da quadra foi cercada para a construção de um restaurante. O bloqueio impediu o tráfego em uma passagem de pedestres e interferiu na paisagem do local, provocando a insatisfação da comunidade. Os moradores chegaram a fazer protestos na quadra e acionaram o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) para impedir a evolução da obra.

0

Na ocasião, no entanto, a Administração Regional de Brasília alegou que a área cercada é privada e que a obra estava em situação regular. Aprovado em 2014, o alvará de construção tinha validade de oito anos. O documento prevê, no local, o funcionamento de um Restaurante Unidade de Vizinhança (RUV), além de outras atividades de comércio e prestação de serviço.

No mês passado, Rollemberg visitou o local e se reuniu com moradores da quadra para avaliar a situação. Durante o encontro, o governador disse que a reclamação era legítima e que analisaria a os pedidos da comunidade.

Nesta segunda, o chefe do Executivo anunciou a suspensão da obra. Em nota, Rollemberg justifica que a construção “ameaçava árvores de mais de 40 anos de vida e impedia a passagem de pedestres, cadeirantes e de ciclistas”. O governador afirma ainda que fica satisfeito em poder atender aos pedidos da comunidade e alega que a interrupção do empreendimento está dentro da lei.

“Estamos abrindo o espaço para que o empreendedor possa se manifestar e estamos abertos ao diálogo para buscar outras alternativas, inclusive de permuta da área. Mas entendo que aquela região já foi incorporada pela população. Portanto, compreendo que a área deve sim ser considerada comum da população de Brasília”, afirma.

Proprietária do espaço e responsável pela obra, a construtora Solider Construção, Incorporação e Empreendimentos Ltda. também se manifestou por meio de nota. Segundo a empresa, toda a documentação relativa ao empreendimento foi aprovada junto aos órgãos competentes e já existem planos para a preservação do meio ambiente no local.

Confira a nota da Solider na íntegra:

Inicialmente, cumpre ressaltar que o lote foi concebido pelo plano diretor da cidade, elaborado por Lucio Costa. É uma propriedade particular, devidamente escriturada e registrada em cartório, sendo que, toda a documentação relativa à obra, tais como projeto arquitetônico, registro de CREA e CAU, projeto de acessibilidade no DETRAN, projeto urbanístico arbóreo, foram devidamente aprovados pelos orgãos competentes, motivo pelo qual, finalmente, foram outorgados alvará de construção, licença de canteiro de obras e instalação de tapumes.

Ademais, a obra foi fiscalizada e vistoriada pela AGEFIS, que também emitiu parecer favorável. Em relação à preservação do meio ambiente , cumpre enfatizar que esta também é uma preocupação da empresa construtora, tanto que, reitera o seu compromisso já assumido com o poder publico e a comunidade local, em replantar as árvores que serão retiradas da área do lote, além de compensar a sua retirada com plantio de 20 novas árvores para cada uma retirada .

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?