metropoles.com

Sem um lugar para caminhar em Planaltina

Obras inacabadas do Centro Olímpico impedem moradores de fazer exercícios todos os dias

atualizado

Compartilhar notícia

140815MM_pistadecaminhadaemplanaltina004
1 de 1 140815MM_pistadecaminhadaemplanaltina004 - Foto: null

A promessa de um Centro Olímpico se transformou em pesadelo para os moradores de Planaltina. A área reservada ao empreendimento foi, por muito tempo, utilizada como espaço para a prática de exercícios. Hoje, com as obras paradas, o local ganhou fama pela insegurança, e os transeuntes que ali passam são alvos frequentes de assaltos.

Atividades físicas somente à luz do dia e com muita precaução. A pista de 5 km localizada em torno do espaço e que abrigava gente de todas as idades, no início da manhã e no fim de tarde, teve seu percurso reduzido pelo complexo esportivo. Essa área destinada a levar esporte e lazer para a comunidade, atualmente, afugenta a população.

Michael Melo
Valdete Pereira da Silva Alves

“Uma colega foi assaltada aqui. Levaram o celular dela”, conta a assistente social Valdete Pereira. Ela costumava caminhar com um grupo de amigas no local, mas percebeu que deveria mudar o trajeto. O destino escolhido: o Parque Sucupira. Não foi só Valdete quem trocou a rota da caminhada. O advogado Yuri Mattos também adotou o novo percurso. Conta que há dois anos participou de um grande abraço em torno do Centro Olímpico. Segundo ele, o evento reuniu aproximadamente 200 pessoas e tinha como objetivo reivindicar a entrega do espaço.

O outro lado
Mas o sonho de ter um local para a prática esportiva vai perdendo força à medida que as promessas vão se acumulando. A construção do complexo começou em maio de 2009 e tinha previsão de término em seis meses. A Novacap informou que a obra de R$ 8,8 milhões está paralisada devido a problemas com a empresa licitada.

Ainda segundo a Novacap, um novo processo licitatório está sendo elaborado. A previsão é de que ele seja lançado em três meses, mas o processo depende do cancelamento do contrato, que está tramitando na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinesp). Depois de concluído, o empreendimento será administrado pela Secretaria de Esportes.

Quadra de tênis, paredão de escalada, pista de atletismo, campo de grama sintética, ginásio poliesportivo, piscinas semiolímpica e infantil e quadra de esporte estão, atualmente, acumulando poeira. Entre o que restava finalizar para a entrega do centro estão a cobertura da quadra de esportes e a construção de uma via de acesso ao local, conforme explicou a Novacap. A administração da RA informou que muitas dessas obras terão de ser refeitas, em função do tempo que estão paradas.

Compartilhar notícia