metropoles.com

Criança de 5 anos sai de casa e é encontrada por PMs no Guará

O menino, que é autista, fugiu às 6h e quase foi atropelado. Ainda não se sabe o que levou o garoto a deixar a residência onde mora

atualizado

Compartilhar notícia

Dênio Simões/Agência Brasília
Reformado, terminal do Guará I
1 de 1 Reformado, terminal do Guará I - Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Um menino autista de 5 anos que havia acabado de fugir de casa foi encontrado pela Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (29/9), no terminal de ônibus do Guará I (foto em destaque). Segundo o soldado André Brito, um vigilante do local viu a criança correndo no meio do trânsito por volta das 6h30. O garoto quase foi atropelado, mas o segurança conseguiu tirá-lo da pista e acionou os militares do 4º Batalhão.

Brito contou ao Metrópoles que a equipe chegou ao local por volta das 6h45 e encaminhou a criança à 4ª Delegacia de Polícia (Guará). “Percebemos que é especial e não sabia se expressar. Ele até tentou balbuciar algumas coisas, mas não entendemos. Tiramos algumas fotos dele e mandamos em grupos de WhatsApp”, detalhou.

Conforme o soldado, pouco tempo depois, o diretor e uma professora da Escola Classe 7, localizada na QE 38 do Guará II, foram à delegacia e identificaram o menino, o endereço e nome dos pais.

O Conselho Tutelar também foi acionado e assumiu o caso. O menino estava bastante agitado e chorava muito. O conselheiro Wandir Moraes, que atendeu ao chamado, decidiu levá-lo para a escola. “Fizemos o contato com os pais e, por volta de 9h, ele foi devolvido à família. A mãe passava mal em casa, provavelmente pelo susto com o filho”, contou.

Para Moraes, o desfecho da história foi o melhor possível. “A PM e a escola agiram muito bem. Agora vamos cuidar da família e acompanhá-la, para ter certeza de que o menino será bem cuidado. Também queremos entender como ele saiu de casa sozinho às 6h”, destacou.

Até o momento, não se sabe o motivo da fuga. Segundo a Divisão de Comunicação da Polícia Civil do DF (Divicom), ninguém foi ouvido e não houve registro de ocorrência.

Compartilhar notícia