metropoles.com

Site e app do Meu INSS ficaram fora do ar nesta terça-feira

Plataformas para consulta do INSS apresentaram instabilidade pela manhã. Empresa informou que serviços foram reestabelecidos

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Agência Brasil
Aplicativo do INSS e da previdência social - Metrópoles
1 de 1 Aplicativo do INSS e da previdência social - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Agência Brasil

As plataformas para consulta aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentaram nova instabilidade nesta terça-feira (23/5).

Após problemas sobretudo pela manhã, a Dataprev, estatal responsável pelos sistemas, informou que a maioria dos serviços foi reestabelecida ao longo do dia. No fim da tarde desta terça-feira, “apenas algumas funcionalidades” apresentavam intermitência devido ao alto volume de acesso, segundo a empresa.

O problema vinha ocorrendo desde o fim de semana. O aplicativo e o site do sistema Meu INSS, usado para consulta de benefícios por aposentados e pensionistas, ficou fora do ar ou com problemas de forma sequencial. O motivo foi uma manutenção feita no domingo (21/5), segundo informou a Dataprev.

O pico dos problemas aos usuários ocorreu na segunda-feira (22/5). Na manhã desta terça-feira, os usuários voltaram a encontrar problemas no sistema sobretudo por volta das 9 horas, segundo o site Downdetector, que monitora notificações de queda na operação das plataformas. No início da tarde, os sistemas voltavam a alguma estabilidade.

Procurada pelo Metrópoles para uma atualização nesta terça-feira, a empresa respondeu que suas equipes técnicas “seguem atuando para o retorno da operação normal da plataforma ‘Meu INSS’“.

“A Dataprev informa que os serviços prestados pela Dataprev ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foram restabelecidos. No momento, apenas algumas funcionalidades da plataforma ‘Meu INSS’ apresentam intermitência devido ao alto volume de acesso”, disse a empresa, em nota.

Apps do INSS fora do ar

Os sistemas impactados pela instabilidade desde o fim de semana incluíram:

  • Aplicativo Meu INSS;
  • Sistema de agendamento do INSS;
  • Consulta de benefícios do INSS;
  • Consulta de informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

A pane também afetou quem precisa emitir declarações para o Imposto de Renda da Pessoa Física, cujo prazo se encerra neste mês. Consulta a documentos como a carteira de trabalho digital também ficaram prejudicados.

A Dataprev afirmou que a instabilidade ocorreu diante do “desligamento não programado de um equipamento de missão crítica” durante um procedimento padrão de manutenção, realizado no domingo pelo fabricante dos equipamentos, no datacenter do Rio de Janeiro.

*A reportagem foi atualizada às 17h05 para incluir atualização forneceida pela Dataprev sobre o reestabelecimento dos sistemas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?