metropoles.com

Economia da China avança no primeiro bimestre de 2023

Nesse período, houve crescimento dos indicadores de produção industrial, vendas no varejo e investimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Kevin Frayer/Getty Images
imagem colorida china
1 de 1 imagem colorida china - Foto: Kevin Frayer/Getty Images

A  atividade econômica da China registrou um leve avanço no primeiro bimestre deste ano, com crescimento nos indicadores de produção industrial, vendas no varejo e investimentos. As informações foram divulgadas pelo Departamento Nacional de Estatísticas do governo chinês na terça-feira (14/3).

A produção industrial em janeiro e fevereiro aumentou 2,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A expectativa do mercado, contudo, era de um avanço de 2,8%. Em dezembro, o crescimento havia sido de 1,3%.

As vendas no varejo, um importante indicador de consumo, aumentaram 3,5% nos primeiros dois meses deste ano. Em dezembro, o indicador havia sido negativo em 1,8%. Ainda assim, o número do primeiro bimestre de 2023 ficou abaixo dos 4% esperados por agentes econômicos.

A taxa de investimento anualizada também cresceu nos dois primeiros meses do ano alcançando 5,5%, acima da expectativa de 4,5%. A taxa de desemprego pesquisada nas áreas urbanas, porém, apresentou leva alta, atingindo 5,6%, em fevereiro, contra 5,5%, em janeiro.

Compartilhar notícia