metropoles.com

Brasil perde a liderança no transporte aéreo de passageiros na AL

Por dez anos, o país ocupou o primeiro lugar no ranking latino-americano, mas, no primeiro trimestre de 2023, foi ultrapassado pelo México

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Imagem colorida de avião chegando a Brasília - metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de avião chegando a Brasília - metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Brasil perdeu a liderança no ranking de transporte aéreo de passageiros na América Latina para o México. É isso o que mostra um relatório divulgado nesta quarta-feira (31/5) pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta).

No primeiro trimestre de 2023, o Brasil movimentou 27,4 milhões de passageiros. Entre os mexicanos, esse total foi de 29 milhões. Em relação aos embarques internacionais, o México lidera o ranking com folga. Soma 14,3 milhões de pessoas, quase três vezes mais que o Brasil.

De acordo com a Alta, o Brasil manteve-se no primeiro lugar da lista latino-americana nos últimos dez anos. Tem tido dificuldades, contudo, para recuperar os patamares de movimentação em aeroportos, registrados antes da pandemia.

Nos três primeiros meses de 2023, o México anotou um aumento de 23% de passageiros domésticos frente ao mesmo período de 2019, no início da proliferação da Covid-19. Na mesma comparação, o Brasil registrou uma queda de 7%.

Na avaliação do CEO da Alta, José Ricardo Botelho, o México possui, entre outros fatores, políticas mais eficientes para a atração de turistas estrangeiros. Ele observou que o país da America do Norte é destino de 22% dos passageiros internacionais que viajam para a América Latina. O Brasil recebe apenas 9% desse grupo de viajantes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?

Notificações