metropoles.com

Após quatro quedas seguidas, confiança da construção aumenta em fevereiro

Apesar da alta, o índice de confiança da construção ainda está 4,9 pontos abaixo do patamar registrado em fevereiro do ano passado, diz CNI

atualizado

Compartilhar notícia

Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida
trabalhador construcao aparecida
1 de 1 trabalhador construcao aparecida - Foto: Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (ICEI), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou avanço em fevereiro deste ano, interrompendo uma sequência de quatro meses consecutivos de queda.

É o que mostram os dados da Sondagem Indústria da Construção, divulgados nesta sexta-feira (17/2) pela CNI. De acordo com o levantamento, o ICEI subiu 2,1 pontos neste mês e superou a marca dos 50 pontos, o que indica confiança dos empresários do setor. O indicador foi a 51,7 pontos.

Apesar da alta, o índice ainda está 4,9 pontos abaixo do patamar registrado em fevereiro do ano passado.

O índice de expectativa do empresário em relação ao nível de atividade cresceu 5,2 pontos em fevereiro, na comparação com o mês anterior, alcançando 54,8 pontos. Já o índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços subiu 5,5 pontos, para 53,4.

O índice de expectativa de compra de insumos e matérias primas registrou alta de 4,9 pontos em fevereiro, para 54,4, enquanto o índice de expectativa do número de empregados avançou 5,2 pontos na mesma base de comparação, para 54,2. Ambos os indicadores estão abaixo do nível alcançado em fevereiro de 2022.

A pesquisa da CNI mostra ainda que o índice de intenção de investimento da indústria da construção subiu 6,2 pontos entre janeiro e fevereiro, para 44,7, após quatro quedas consecutivas.

“Os últimos meses de 2022 mostraram uma perda de ritmo da atividade e, em janeiro, os índices de expectativas apresentaram perspectiva de queda. A intenção de investimento e a confiança também acumulavam sucessivas retrações em janeiro. Em fevereiro, houve recuperação de parte desse comportamento de queda”, explica a economista da CNI Larissa Nocko.

A pesquisa da CNI é dividida em duas partes: uma com dados do mês corrente (intenção de investimento, índice de confiança e expectativa) e outra com dados do mês anterior (atividade e emprego).

Assim como aconteceu na atividade industrial em geral, a indústria da construção teve queda do emprego e da produção em janeiro, com um recuo de 2,9 pontos em relação ao mesmo período de 2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?