metropoles.com

Além de derrubar embargo, China habilita novos frigoríficos do Brasil

Autoridades da China confirmaram o fim do embargo à carne bovina brasileira e ainda habilitaram quatro novos frigoríficos do país

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Gado, vaca, carne bovina
1 de 1 Gado, vaca, carne bovina - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Além de derrubar o embargo à carne bovina brasileira, a China anunciou a habilitação de quatro novos frigoríficos do Brasil. É a primeira vez que isso acontece desde 2019.

Os frigoríficos habilitados pelo governo chinês são de Rondônia (JBS e Irmãos Gonçalves), Paraná (Astra) e Espírito Santo (Rio Doce).

As autoridades chinesas também derrubaram uma suspensão que havia sido imposta a dois frigoríficos brasileiros – um da BRF, no Rio Grande do Sul, e um da Redentor, no Mato Grosso.

Depois de o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciar que o embargo à carne bovina brasileira havia chegado ao fim, a Administração Geral das Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês) confirmou a informação em um comunicado oficial.

A partir desta quinta-feira (23/3), poderão ser retomadas as importações de carne bovina desossada com menos de 30 meses de idade. As vendas ao país asiático estavam suspensas desde o dia 23 de fevereiro, por meio de um autoembargo determinado pelo Brasil, por causa do registro de um caso do “mal da vaca louca” em uma propriedade rural no Pará.

Após análise do material por um laboratório do Canadá, foi constatado que se tratava de um caso atípico, resultado do envelhecimento natural do animal, sem riscos de contaminação humana.

“Quando os produtos relevantes entrarem no país, a alfândega implementará inspeção e quarentena de acordo com as leis e regulamentos para garantir que atendam aos requisitos de segurança e saúde”, ressaltou o Gacc.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?

Notificações