metropoles.com

Venezuela: em carta, Juan Guaidó busca ajuda do Pentágono

Caracas reage e diz que pedido é “aberração”; líder opositor critica presença de militares cubanos na Venezuela

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Juan Guaidó em Brasília
1 de 1 Juan Guaidó em Brasília - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O representante em Washington do líder opositor venezuelano, o autoproclamado presidente Juan Guaidó, pediu uma reunião com o Comando Sul dos EUA para discutir “temas de cooperação e planejamento”. Segundo carta enviada por Guaidó a Carlos Vecchio nesta segunda-feira (13/05/2019), a ajuda seria para “aliviar o sofrimento do povo venezuelano e restabelecer a democracia”. A medida foi qualificada como uma “aberração” pelo governo de Nicolás Maduro. As informações são do Estadão.

Em carta dirigida ao chefe do Comando Sul, o almirante Craig Faller, Vecchio diz que as condições na Venezuela pioraram, como consequência do “regime corrupto, incompetente e ilegítimo do usurpador Nicolás Maduro”.

Em transmissão na TV, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou nesse domingo (12/05/2019) que seu governo rejeita a carta de Guaidó. “Um dos golpistas que hoje se esconde em Washington pede a intervenção militar na Venezuela”, disse Delcy.

Na semana passada, Faller alertou que o Exército venezuelano deve decidir se apoia o povo ou “um tirano”, em referência a Maduro.

Desde janeiro, o governo chavista, que tem o apoio de Cuba, Rússia e China, é desafiado por Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, eleita em 2015, e reconhecido como presidente interino por mais de 50 países, incluindo o Brasil.

Apoio ao chavismo
Vecchio afirmou que é preocupante “o impacto da presença de forças estrangeiras não convidadas” que colocam em risco o seu país – uma referência a supostos militares cubanos em apoio ao chavismo.

A Venezuela sofre uma grave crise econômica, com uma hiperinflação e uma severa escassez de medicamentos e de produtos básicos. A ONU estima que, a cada dia, 5 mil venezuelanos deixam o país por falta de alimentos, atenção médica e remédios.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?