*
 

Um terremoto de 6,4 graus na escala Richter ocorrido a 1km de profundidade atingiu nesta terça-feira (6/2) Hua-lien, no noroeste de Taiwan. O impacto do tremor, considerado forte em razão da proximidade com a superfície, derrubou um hotel, na cidade de mais de 100 mil habitantes.

O terremoto ocorreu às 23h50 locais (12h50 em Brasília), com epicentro a 18km de Hua-lien. Vários edifícios e infraestruturas urbanas da cidade foram danificados. Operações de salvamento foram acionadas para resgatar mais de 100 pessoas que ficaram presas em construções prejudicadas pelo tremor, entre elas, 30 hóspedes e funcionários do Hotel Tongshuai. Pelo menos duas pessoas morreram no acidente.

O Hospital Nacional de Huai-lien ficou parcialmente inclinado em razão do terremoto.

Nos últimos três dias, mais de 20 tremores diários foram registrados em Taiwan, informou o sismólogo Lee Lee Chyi-tyi, da Universidade Central taiwanesa, em meio a um ciclo sísmico que ocorre a cada 100 anos. Um outro terremoto, de magnitude 6.1, atingiu a região de Huai-lien no domingo (4).

Nó século 20, dois terremotos de 8 graus na escala Richter ocorreram em Taiwan – um em 1910, na costa de Yilan; e outro em 1920, no litoral de Hua-lien (ambos no leste da ilha). Alguns sismólogos consideram provável que, nos próximos 10 anos, ocorram tremores da mesma magnitude no entorno da Falha Ryukyu, localizada a 500km de Hua-lien.