metropoles.com

ONU lança sistema inédito de monitoramento de demência

O programa fiscaliza locais de tratamento e adoção de políticas

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
CT scans of human head, multiple images
1 de 1 CT scans of human head, multiple images - Foto: iStock

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou nesta quinta-feira (7/11) o primeiro sistema de monitoramento global para a demência, doença que deve afetar cerca de 152 milhões de pessoas até 2050 em todo o mundo – o triplo dos atuais 50 milhões de pacientes -.”O sofrimento é grande. É alarmante”, apontou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) em um comunicado.

A estimativa da ONU é de que, a cada ano, 10 milhões de pessoas desenvolvam a patologia, sendo que 6 milhões em países de baixa ou média renda. “Nós devemos prestar mais atenção nesse crescente desafio e assegurar que as pessoas que vivem com a doença, onde quer que vivam, recebam os cuidados necessários” acrescentou Adhanom.

O Observatório Global de Demência foi criado pela OMS e supervisiona políticas e planos nacionais, redução de medidas de risco e infraestrutura para tratamento e cuidados. “É o primeiro sistema global de monitoramento que inclui uma gama de dados tão compreensivos”, disse Tarun Dua, do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS. “O sistema não somente irá disponibilizar o rastreamento do progresso, como também identificará áreas que, no futuro, possam apresentar riscos”, explicou.

A demência é uma condição em que há perda progressiva das funções cerebrais, como falta de memória e redução das habilidades cognitivas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?