metropoles.com

Restos de um dos 43 estudantes desaparecidos no México em 2014 são achados

Cinco anos após a tragédia, o que se acredita ser os despojos de Christian Alfonso Rodriguez Telumbre foram localizados

atualizado

Compartilhar notícia

A Promotoria-Geral da República (FGR) do México anunciou, nesta terça-feira (7/7) que foram identificados restos de um dos 43 estudantes desaparecidos da escola de Ayotzinapa, estado de Guerrero, em 2014. As informações são do jornal Infobae.

Cinco anos após a tragédia, os despojos de Christian Alfonso Rodriguez Telumbre foram encontrados em Cocula, mas longe do depósito de lixo onde supostamente os alunos tinham sido cremados.

Omar Goméz Trejo, chefe do caso, revelou que os restos da ossada achados em um barranco em Cocula foram enviados à Universidade de Innsbruck, na Áustria. Ele disse ainda que, antes de divulgar a descoberta, os familiares foram chamados, em 5 de julho, para receber a notícia “de maneira digna”.

A identificação da ossada foi confirmada por uma equipe forense argentina que participou do caso.

Relembre

Em 26 de setembro de 2014, o grupo de 43 normalistas desapareceu após os cinco ônibus em que estavam, a caminho de uma manifestação, terem sido interceptados. De acordo com a FGR, quando o prefeito soube do protesto, ele ordenou à polícia que interceptasse os veículos.

Houve confronto com as forças policiais e seis civis morreram. Alguns estudantes conseguiram fugir, mas 43 deles foram dados como desaparecidos. Investigações federais mostram que eles foram levados a uma delegacia.

De lá, teriam sido entregues a representantes dos Guerreros Unidos, um dos cartéis que comanda o tráfico de droga no estado. Os estudantes teriam sido levados ao lixão do município de Cocula, e ao menos 15 jovens já estariam mortos por asfixia. Os sobreviventes então teriam sido executados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?