metropoles.com

Em missa de Ramos, Papa pede que jovens “não se calem”

Em celebração neste domingo (25), pontífice também denunciou manipulação contra vozes dissonantes

atualizado

Compartilhar notícia

ANDREW MEDICHINI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
PAPA FRANCISCO CELEBRA MISSA DE DOMINGO DE RAMOS
1 de 1 PAPA FRANCISCO CELEBRA MISSA DE DOMINGO DE RAMOS - Foto: ANDREW MEDICHINI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O papa Francisco realizou neste domingo (25/3), na praça São Pedro, Vaticano, a missa do Domingo de Ramos, que celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém e abre as comemorações da Semana Santa. Em sua homilia, o líder da Igreja Católica defendeu a “alegria” para combater a manipulação, principalmente entre os jovens.

A festa de Ramos ocorre no dia seguinte à 33ª Jornada Mundial da Juventude, cujos participantes entregaram ao Pontífice um documento com propostas para o Sínodo dos Bispos de 2018, que discutirá a relação das novas gerações com a fé.

“Um jovem alegre é difícil de ser manipulado, por isso a alegria, para alguns, é motivo de irritação. Sempre existiu a tentação de calar os jovens, e há muitos modos para silenciar os jovens. Caros jovens, se os outros se calam, se nós, mais velhos e responsáveis, tantas vezes corruptos, ficamos calados, eu lhes pergunto: vocês gritarão?”, disse Francisco.

O papa também afirmou que os apelos pela crucificação de Jesus não eram um grito espontâneo, mas sim algo “construído com o desprezo e a calúnia, para provocar falso testemunho”. “É a voz de quem manipula a realidade e cria uma versão em vantagem própria. É o grito de quem não tem escrúpulos em buscar os meios para reforçar a si mesmo e calar as vozes dissonantes”, acrescentou.

Segundo Jorge Bergoglio, o ser humano é capaz de “amar muito”, mas também de “odiar muito”. “É capaz de sacrifícios valorosos e também de lavar as mãos no momento oportuno, capaz de fidelidade e de grandes abandonos e traições”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?