Controlador de tráfego aéreo experiente, Robert Morgan foi o “anjo” que ajudou um passageiro sem experiência de voo a pousar um avião na Flórida, nos Estados Unidos.
Em entrevista à WPBF-TV, o funcionário do Aeroporto Internacional de Palm Beach contou que precisou imprimir uma foto que mostrava os controles do cockpit do Cessna 208 Caravan para conseguir ajudar o passageiro.
1/11Morgan revelou que nunca havia pilotado este tipo de aeronave. No entanto, a carreira como instrutor de voo certificado, com cerca de 1.200 horas de voo no currículo, foi fundamental para que a história terminasse bem.
Trabalhando no controle de tráfego há 20 anos, ele contou que havia acabado de trocar de turno com um colega e lia um livro do lado de fora da torre, quando recebeu uma ligação de emergência do passageiro.
Na chamada, o homem informou que o piloto havia sofrido uma emergência médica e estava desorientado.
“Só tinha que mantê-lo calmo”
Com o layout impresso em mãos, ele guiou o passageiro pelas etapas de estabilização das asas e procedimento de pouso da aeronave monomotor.
“Eu sabia que o avião estava voando como qualquer outro. Eu só tinha que mantê-lo calmo, apontar para a pista e dizer a ele como reduzir a potência para que ele pudesse descer para aterrissar”, disse Morgan à estação de notícias.
Antes que Morgan percebesse, o passageiro já exclamava que havia pousado. “Estou no chão. Como eu desligo essa coisa?”, perguntou o homem.
O controlador afirmou que assim que viu o avião no chão, correu ao encontro do passageiro – que ainda não teve o nome revelado – e os dois se abraçaram na pista.
“Foi muito bom ajudar alguém. E ele me disse que iria para casa para ver a esposa grávida”.
As gravações do controle de tráfego aéreo revelaram o quão tensa foi a situação quando o passageiro tentou pousar com segurança a aeronave.