metropoles.com

Alvo do Tribunal de Haia, Putin desiste de ir à Cúpula do G20

Putin é alvo de um mandato de prisão do Tribunal de Haia por crimes de guerra e corre o risco de ser preso caso viaje para o exterior

atualizado

Compartilhar notícia

Contributor/Getty Images
Imagem colorida de Putin fazendo careta - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Putin fazendo careta - Metrópoles - Foto: Contributor/Getty Images

Alvo de um mandato de prisão do Tribunal de Haia, Vladimir Putin cancelou sua participação em mais um evento internacional. Desta vez, o presidente da Rússia não comparecerá à Cúpula do G20, que será realizada de 9 a 10 de setembro na Índia, informou o Kremlin nesta sexta-feira (25/8).

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, Putin atualmente está com “uma agenda lotada” e que viagens não estão programadas no momento, e enfatizou que o foco do líder russo no momento “ainda é a operação militar especial”.

0

Apesar de não citar o mandato contra Putin, acusado de crimes de guerra, o cancelamento de agendas internacionais do líder russo acontece após o líder russo se tornar alvo do Tribunal de Haia.

Recentemente, Putin não compareceu a Cúpula dos Brics, realizada em Joanesburgo, África do Sul. O evento se tornou um impasse diplomático para o governo de Cyril Ramaphosa, que por seguir a jurisdição da Corte Internacional teria a obrigação de prender e extraditar o presidente da Rússia para que ele fosse julgado pelos crimes que é acusado.

Ainda que a Índia não seja signatária do Estatuto de Roma, que estabeleceu o Tribunal de Haia, existe o temor de que Putin possa ser preso caso viaje para o exterior.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?