Depois de andar sem cinto de segurança, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, foi multado pela polícia do condado de Lancashire, na Inglaterra.
A informação foi repassada pela polícia local de forma inusitada, o comunicado dizia que “um cidadão londrino de 42” havia sido multado. Se tratava de Rishi Sunak, que assumiu o cargo de primeiro-ministro em outubro do ano passado.
Sunak foi multado depois de aparecer em vídeo, gravado para as redes socias, dentro de um carro em movimento sem usar cinto de segurança. O clipe, em que o primeiro-ministro explica o plano de equalização econômica regional de seu governo foi amplamento compartilhado e criticado.
Diante da repercussão negativa, Sunak pediu desculpas, por meio de um porta-voz do governo britânico. “Foi um breve erro de julgamento. O primeiro-ministro removeu o cinto de segurança para filmar um pequeno clipe”, disse um porta-voz de Downing Street a repórteres na quinta-feira (19/1).
“Ele aceita plenamente que isso foi um erro e pede desculpas.”, complementou o porta-voz.
No Reino Unido uma pessoa pode ser multada em até £ 500 – cerca de R$ 3.230, por não usar cinto de segurança em um carro em movimento.
Essa já é a segunda vez que Rishi Sunak é multado enquanto ocupa um cargo do governo. Em abril do ano passado, Sunak foi multado por comparecer a uma festas proibida durante o bloqueio da pandemia de Covid-19. Na época, o atual primeiro-ministro era o de chanceler do Tesouro, de Boris Johnson, que também foi multado por ir à mesma festa.