UE desaprova veto de Trump a voos da Europa: “Decisão unilateral”

Presidente dos Estados Unidos anunciou nessa quarta-feira que viagens de quase toda a Europa aos EUA estão suspensas por 30 dias

A União Europeia (UE) desaprovou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de vetar voos de quase todo o continente europeu rumo aos EUA, em uma tentativa de conter o avanço do novo coronavírus.

Em comunicado, a Comissão Europeia avaliou nesta quinta-feira (12/03) que a pandemia é, na realidade, uma “crise global” e que, portanto, não pode ser limitada a um continente.

“A União Europeia desaprova o fato de que a decisão dos EUA de impor um veto de viagem tenha sido tomada de modo unilateral e sem consultas”, prosseguiu.

O texto é assinado pela presidente da comissão, Ursula von der Leyen, e por seu colega do Conselho Europeu, Charles Michel. Veja a íntegra (versão em inglês) aqui.

De acordo com Trump, apenas viagens do Reino Unido estão fora da suspensão anunciada.

A medida entrará em vigor nesta sexta-feira (13/03) e terá duração, inicialmente, de 30 dias. Há mais de mil casos de Covid-19 nos EUA e 37 pessoas morreram por conta da doença no país até agora.

Em rede social, o presidente norte-americano disse estar disposto a usar “todo o poder” do governo federal para lidar com a pandemia do coronavírus.