metropoles.com

Sob pressão do Exército, comandante da polícia boliviana renuncia

Segundo os militares, um novo chefe será escolhido para “devolver a ordem” após uma noite de saques e incêndios na cidade de La Paz

atualizado

Compartilhar notícia

Gaston Brito/picture alliance via Getty Images
WhatsApp-Image-2019-11-11-at-17.39.23
1 de 1 WhatsApp-Image-2019-11-11-at-17.39.23 - Foto: Gaston Brito/picture alliance via Getty Images

O comandante da polícia da Bolívia, Yuri Calderón, renunciou ao posto nesta segunda-feira (11/11/2019), após a alta cúpula do Exército boliviano ter pedido sua saída. Segundo informações da revista Veja, os militares afirmaram que um novo chefe será escolhido para “devolver a ordem”.

A informação foi confirmada pelo diretor de comunicação da Polícia Boliviana, Ruddy Uria, em uma entrevista à radio Panamericana.

A renúncia do comandante veio depois de uma noite violenta no país. Após a renúncia do hoje ex-presidente Evo Morales, lojas foram saqueadas, incêndios e confrontos entre manifestantes foram registrados em La Paz e Santa Cruz.

Em sua conta oficial do Twitter, Morales denunciou que manifestantes “golpistas” invadiram sua casa, além de ameaçarem de morte seus ministros e familiares.

Reprodução/ Twitter

 

Reprodução/ Twitter

Entenda
A onda de protestos na Bolívia ocorre desde as eleições presidenciais do dia 20 de outubro, quando Evo Morales concorreu ao seu quarto mandato consecutivo. Sob acusações de que o ex-presidente teria fraudado as eleições, a Organização dos Estados Americanos (OEA) fez uma auditoria, que apontou irregularidades no último domingo (10/11/2019).

Pressionado por uma parcela da população liderada pelo opositor Luis Camacho, Morales resolveu deixar o cargo para ajudar a “pacificar o país”.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?