metropoles.com

Itália: democratas protestam contra volta do fascismo

Milhares se reuniram em Como, norte do país, para fazer um alerta ao país sobre extremistas de direita

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Milan students manifestation on October, 4 2013
1 de 1 Milan students manifestation on October, 4 2013 - Foto: iStock

Os italianos do partido Democrata, que ocupam o governo, realizaram neste sábado (9/12) um protesto para alertar sobre as tentativas do fascismo retornar ao país, que no passado sofreu sob o governo do ditador fascista Benito Mussolini.

Milhares de pessoas compareceram à manifestação em Como, no norte da Itália, onde extremistas de direita recentemente interromperam um encontro de uma ONG sobre habitação para imigrantes. No início desta semana, um grupo neofascista atacou a sede de um jornal liberal em Roma.

A constituição italiana pós-guerra, implementada alguns anos após a derrocada do regime autoritário de Mussolini, proíbe o estabelecimento de qualquer tipo de organização fascista.

Citando a constituição, a presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini, disse no protesto que é “dever de todas as forças democratas, da sociedade civil, e de todos os cidadãos”, demonstrar repúdio ao fascismo.

O movimento 5 estrelas, de cunho populista e apontado como o principal partido antes das eleições de 2018, se afastou da manifestação.

Compartilhar notícia