metropoles.com

Hillary é pressionada a pedir recontagem de votos em alguns estados

Os pedidos surgem após a surpreendente derrota de Hillary para Donald Trump

atualizado

Compartilhar notícia

Hillary Clinton Media Press
Hillary Clinton
1 de 1 Hillary Clinton - Foto: Hillary Clinton Media Press

Um crescente número de acadêmicos, ativistas e eleitores está pressionando autoridades americanas para que façam uma auditoria ou recontagem dos votos das eleições presidenciais de 2016 em alguns dos Estados-chave. Para os integrantes, o resultado por ter sido afetado pelos ataques de hackers estrangeiros, segundo uma reportagem desta quarta-feira (23/11) do jornal britânico The Guardian.

A ampla coalizão, que está pedindo para que a campanha da democrata Hillary Clinton entre na briga, está preparando um relatório detalhado com as preocupações para ser entregue a uma comissão parlamentar e para autoridades federais no início da próxima semana, como noticiou o Guardian, citando duas fontes envolvidas.

 

 

Os pedidos surgem após a surpreendente derrota de Hillary para Donald Trump no dia 8 e depois que autoridades de inteligência dos EUA disseram publicamente que hackers russos estavam por trás das invasões ao sistema de computadores eleitorais regionais e divulgaram e-mails de autoridades democratas dias antes das eleições.Liderando as pesquisas com uma ampla vantagem com relação a Trump por meses antes da eleição nesses três Estados, Hillary perdeu por pouco na Pensilvânia e em Wisconsin e talvez ainda perca em Michigan, onde os votos ainda precisam ser contados.

Segundo o Guardian, curiosamente sobre o Wisconsin, parece haver uma vitória aparentemente desproporcional de Trump em condados que utilizaram urnas eletrônicas em comparação àqueles que usaram cédulas de papel. A aparente disparidade foi revelada este mês pelo jornalista David Greenwald.

A teoria, porém, foi contestada por Nate Silve, o estatístico e especialista fundador do site FiveThirtyEight, dizendo que essa diferença desaparece após as comparações por etnia e níveis educacionais muito próximos nacionalmente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?