metropoles.com

Estados Unidos suspendem serviços de emissão de vistos na Turquia

Embaixada dos EUA informou que eventos recentes a forçaram a “reavaliar o compromisso do Governo da Turquia com a segurança das instalações”

atualizado

Compartilhar notícia

Sean Hobson
passaporte visa visto
1 de 1 passaporte visa visto - Foto: Sean Hobson

Os Estados Unidos informaram neste domingo (8/10) a suspensão dos serviços de visto não relacionados à imigração a partir de suas instalações diplomáticas na Turquia. A ação ocorre após a prisão de um funcionário do consulado.

A embaixada dos EUA na capital turca de Ancara publicou em sua conta do Twitter uma declaração dizendo que os eventos recentes a forçaram a “reavaliar o compromisso do Governo da Turquia com a segurança das instalações da Missão dos EUA e de seus funcionários”.

Esta semana, as autoridades turcas prenderam um funcionário do consulado americano de nacionalidade turca por supostas conexões com a rede do clérigo Fethullah Gülen, radicado nos Estados Unidos, a quem o governo turco culpa pelo recente golpe fracassado. Gülen nega o envolvimento. Metin Topuz é acusado de espionagem e “tentativa de derrubar o governo turco e a constituição”.

O comunicado afirmou que a suspensão dos serviços de vistos a não imigrantes se tornou “efetiva imediatamente” para minimizar o número de visitantes à Embaixada dos EUA e ao Consulado por enquanto. Os serviços suspensos afetam a emissão de vistos para atividades relacionadas a negócios, turismo, tratamento médico, estudo, vistos diplomáticos e oficiais, entre outros.

Mais de 50 mil pessoas foram presas na Turquia e 110 mil foram demitidas de cargos públicos como parte de um estado de emergência declarado após a tentativa de golpe no país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?