metropoles.com

Diplomatas argentinos condenam “golpe de Estado” na Bolívia

O posicionamento é contrário ao que afirmou o ministro das Relações Exteriores do país, que destacou o papel das Forças Armadas bolivianas

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Presidente da Bolívia, Evo Morales
1 de 1 Presidente da Bolívia, Evo Morales - Foto: Divulgação

Os diplomatas de carreira na Argentina condenaram a situação atual da Bolívia e classificaram como golpe a movimentação que levou à renúncia de Evo Morales, agora ex-presidente. O posicionamento vai de encontro ao anunciado pelo ministro das Relações Exteriores argentino, Jorge Faurie, que negou que haja um golpe de Estado contra Morales.

A nota foi publicada em conta oficial no Twitter da Associação Profissional do Serviço Exterior da Nação (Apsen) na noite dessa segunda-feira (11/11/2019).

“Seguimos com atenção a situação dos funcionários diplomáticos que estão assistindo os argentinos na embaixada e nossos seis consulados na Bolívia, a raiz da violência e o golpe de Estado que depôs o presidente Evo Morales, o qual condenamos”, afirmou em nota.

A mensagem foi publicada nas redes sociais pouco depois de o chanceler argentino afirmar em uma coletiva de imprensa que não houve um golpe de Estado na Bolívia e destacou o papel que as Forças Armadas do país têm desempenhado no momento.

A Bolívia tem enfrentado uma forte onda de protestos após a Organização dos Estados Americanos (OEA) denunciar possíveis irregularidades nas eleições realizadas no dia 20 de outubro, que reconduziram Morales ao cargo de presidente.

Sob forte pressão e após um pedido das Forças Armadas, Evo anunciou que renunciaria ao cargo para buscar a pacificação no país. “Renuncio a meu cargo de presidente para que [Carlos] Mesa e [Luis Fernando] Camacho não sigam perseguindo dirigentes sociais”, disse o agora ex-presidente, referindo-se aos líderes opositores na Bolívia.

(Com informações de agências internacionais)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?