metropoles.com

Catalunha protesta contra medidas impostas pela Espanha

A estimativa é que 450 mil pessoas estejam em manifestação contra a decisão de convocar novas eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Ansa/Efe
cata
1 de 1 cata - Foto: Reprodução/Ansa/Efe

Após as declarações do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, milhares de pessoas foram às ruas de Barcelona, neste sábado (21/10), em protesto contra as medidas que serão tomadas pelo governo da Espanha em relação à Catalunha. A estimativa é que 450 mil pessoas estejam na manifestação contrária à decisão da Espanha de convocar novas eleições.

O ato estava marcado inicialmente para repudiar a prisão de dois líderes separatistas, Jordi Sànchez e Jordi Cuixart. No entanto, depois da reunião do Conselho de Ministros, na qual o governo decidiu destituir o presidente catalão Carles Puigdemont e realizar novas eleições, a manifestação ganhou maiores proporções. Puigdemont se reuniu às milhares de pessoas que defendem a independência da Catalunha.

A decisão da Espanha
Depois de seis semanas de crise secessionista aguda na Catalunha, o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou neste sábado (21/10) a intervenção no governo regional catalão, dominado por independentistas, e a suspensão de fato da autonomia catalã.

O Parlamento regional será dissolvido, o governador Carles Puigdemont será afastado de suas funções, assim como seu vice, e novas eleições regionais serão convocadas, em data ainda a ser definida.

Depois de já ter assumido o controle das finanças da região autônoma, Madri assumirá o controle das novas áreas administrativas, ainda não descritas. Embora o premier tenha afirmado que as ações não resultam na perda da autonomia da Catalunha, na prática, o governo regional hoje constituído deixa de existir legalmente.

A decisão foi tomada após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros que perdurou por mais de duas horas nesta manhã. A portas fechadas, o gabinete de Rajoy deliberou sobre as medidas que adotaria entre as previstas no artigo 155.

Uma hora depois, o primeiro-ministro convocou a imprensa espanhola e internacional ao Palácio de Moncloa para anunciar sua decisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações