metropoles.com

Brasil fecha acordo e EUA fará uso comercial da base de Alcântara

Proposta garante proteção de conteúdo com tecnologia norte-americana usada no lançamento de foguetes, mas não inclui cessão de território

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos/PR
assinatura alcântara eua
1 de 1 assinatura alcântara eua - Foto: Alan Santos/PR

Enviada especial a Washington (EUA) – Os ministros da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, assinaram, nesta segunda-feira (18/3), nos Estados Unidos, o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST). A proposta autoriza o uso comercial pelos norte-americanos da base de lançamento de foguetes em Alcântara, no Maranhão.

O AST é uma das pautas da visita oficial do presidente Jair Bolsonaro (PSL) aos Estados Unidos, onde terá encontro com o presidente Donald Trump nesta terça (19).

Pelo lado dos EUA, firmou a parceria o secretário assistente do Escritório de Segurança Internacional e Não-Proliferação, Christopher Ford. O presidente Bolsonaro estava presente na Câmara de Comércio Americana no ato da assinatura e se pronunciará após os ministros Paulo Guedes (Economia) e Ernesto Araújo.

Acordo levou décadas
O uso comercial da base de Alcântara é cercado de controvérsia desde a primeira tentativa de acordo, ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso. A negociação da época incluía a concessão de áreas que ficariam sob controle direto dos norte-americanos. O Congresso brasileiro não aprovou o texto.

Agora, pelo pouco que foi divulgado, a proposta garante total proteção de conteúdo com tecnologia norte-americana usada no lançamento de foguetes e mísseis, mas não inclui cessão de território.

Restrições de acesso à base
Haveria, porém, restrições de acesso à base. Seria permitida a entrada de pessoas credenciadas pelos dois governos, e o território continuaria sob jurisdição brasileira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?