Pela 1ª vez, China afirma não ter registrado novos casos de Covid-19

A doença apareceu no final de 2019 em Wuhan, mas os casos diminuíram drasticamente desde o pico de meados de fevereiro

Otávio Augusto
Compartilhar notícia

A China não registrou novos casos de contágio por coronavírus, causador da Covid-19, pela primeira vez desde que o país começou a publicar dados sobre a epidemia, em janeiro deste ano.

Segundo autoridades sanitárias do país,  a Covid-19 está controlada. As informações foram divulgadas neste sábado (23/05).

A doença apareceu no final de 2019 em Wuhan, mas os casos diminuíram drasticamente desde o pico de meados de fevereiro.

“Alcançamos grande sucesso estratégico em nossa resposta à Covid-19”, afirmou o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, nessa sexta-feira (22/05), durante na abertura da sessão plenária do Congresso Nacional do Povo (ANP).

De acordo com o último balanço, a China tem quase 83 mil casos de contágio e 4,6 mil mortes. A pandemia se espalhou para o resto do mundo, infectando mais de 5 milhões de pessoas, das quais quase 330.000 morreram.

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusa as autoridades chinesas de terem demorado a alertar o mundo sobre a epidemia e esconder sua escala.

1/16
Máscaras de proteção contra o coronavírus
O uso de máscara é obrigatório em locais fechados
Especialistas apostam que testagem em massa pode ajudar a diminuir o ritmo da pandemia
A recomendação é ficar em casa. Mas, se for sair, use máscara
Resultado dos testes rápidos era divulgado pela internet
Testagem em massa está sendo realizada no DF
Profissionais de saúde trabalham para controlar a pandemia no Brasil e no mundo
Equipe de médicos e enfermeiros aplaude paciente que recebeu alta
Talita Souza Carmo, professora especialista em bioprocessos e fermentação, está na linha de frente do combate à Covid-19
Lugares públicos, como o Metrô-DF, são higienizados preventivamente contra o novo coronavírus
Metrô faz limpeza preventiva contra o novo coronavírus durante a madrugada

 

Pequim negou as acusações de falta de transparência, dizendo que sempre compartilhou informações sobre a epidemia com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros países.

Brasil
De acordo com a última atualização feita pelo Ministério da Saúde sobre a epidemia de coronavírus no Brasil, o país chegou a 21.048 mortes e 330.890 casos confirmados da doença nessa sexta. Os números representam um aumento de 1.001 óbitos e 20.803 pacientes diagnosticados em relação aos dados divulgados na noite de quinta (21/05).

A América Latina é considerada OMS o epicentro da infecção no mundo. China, Itália e Estados Unidos já carregaram o título, mas estão começando a enxergar uma queda na quantidade de casos e mortes, enquanto o Brasil ainda está em curva ascendente.

Segundo a plataforma da universidade americana Johns Hopkins, o país ocupa a segunda posição no ranking de locais com mais casos confirmados da Covid-19, atrás dos Estados Unidos (1.596.633 diagnósticos).

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile