metropoles.com

Número de mortos em inundação na Itália chega a 10

Foram resgatadas 34 pessoas, das quais 11 apresentaram ferimentos

atualizado

Compartilhar notícia

FRANCESCO ARENA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
itália inundação
1 de 1 itália inundação - Foto: FRANCESCO ARENA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

As autoridades italianas informaram que o número de mortos pela inundação do rio do Raganello, em Civita, na Calábria subiu para 10. A enchente acontece em decorrência das fortes chuvas registradas na Itália.

Outras 34 pessoas foram resgatadas, das quais 11 apresentaram ferimentos, incluindo uma menina de 9 anos colocada em coma induzido por inalar água lamacenta. Ela está na UTI e seu estado é grave. Um socorrista que trabalhara na busca por sobreviventes após a avalanche sobre o hotel Rigopiano é um dos 10 mortos.

Segundo o promotor de Castrovillari, Eugenio Facciolla, o governo teme que o número de vítimas cresça ainda mais, pois não se sabe a quantidade exata de pessoas que estavam no local na hora da enchente.

Turismo excessivo
Os acontecimentos recentes levantaram questionamentos sobre a presença turística no Parque Nacional do Pollino, local da tragédia, e sobre a falta de alertas para os perigos oferecidos pela natureza.

“Faltou regulamentação, e alguém deverá responder pelo que ocorreu. Não posso nem imaginar o que teria acontecido se ocorresse uma situação do tipo poucos dias antes, em Ferragosto [principal feriado de verão na Itália, celebrado em 16 de agosto], quando havia 650 pessoas no local”, ponderou Emanuele Pisarra, guia oficial do parque.

O acesso aos cânions é livre e sem controle. “Havia um alerta amarelo [na região]. E lembro a todos que, com alerta amarelo, há risco de morte”, disse o chefe da Proteção Civil da Itália, Angelo Borrelli. O Ministério Público abriu investigação sobre as mortes e apura as hipóteses de homicídio e lesões culposos, além de omissão de ato de ofício, ou seja, quando uma autoridade deixa de fazer o papel que lhe cabe. (Com informações da agência Ansa)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?