metropoles.com

Momo retorna: desafio violento é notado em hit infantil “Baby Shark”

A polícia espanhola afirma que grupos da internet têm feito uploads de versões falsas do hit nas quais o boneco pode ser visto

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
shark
1 de 1 shark - Foto: Reprodução

Fenômeno mundial, a música “Baby Shark” pode estar sendo usada para divulgação de Momo, jogo que começou no Facebook e desafia os usuários a entrar em contato com a entidade, mas tem preocupado por incitar violência e intimidar quem está do outro lado da tela.

A polícia espanhola afirma que grupos da internet têm feito uploads de versões falsas do hit nas quais o boneco — uma versão feminina distorcida, de olhos esbugalhados e lábios esticados — pode ser visto inflamando comportamentos de risco entre as crianças.

Além de “Baby Shark”, vídeos falsos de personagens como Peppa Pig também estariam sendo usados para espalhar os desafios. Segundo o Mirror, escolas estão pedindo aos pais que fiquem ainda mais alertas sobre o que seus filhos estão vendo na internet.

Instituições de caridade, como a Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças do Reino Unido, também tem aproveitado para reforçar que Momo, como entidade, não existe: apenas sua imagem é usada por pessoas mal intencionadas para causar o que elas classificam como “pânico moral”.

Jogada no lixo

A imagem de Momo trata-se de uma escultura do artista japonês Keisuke Aiso, de 46 anos, e apareceu pela primeira vez para o público em 2016, quando foi exibida numa exposição no Vanilla Gallery, em Tóquio, capital do Japão. Mas agora a obra não existe mais. Momo foi jogada no lixo.

“Ela não existe mais, não foi feita para durar. Estava desgastada e joguei fora. As crianças podem ter certeza de que Momo está morta. Ela não existe e a maldição se foi”, disse o artista ao jornal britânico The Sun. “Eu tenho uma criança pequena, então entendo como os pais estão preocupados”, afirmou Aiso. A escultura fazia parte da série Aversão criada pelo artista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?