metropoles.com

Merkel disputará 4º mandato como chanceler da Alemanha, dizem fontes

A alemã deve declarar sua candidatura a chanceler ainda neste domingo

atualizado

Compartilhar notícia

Fotos Públicas/Divulgação
angela merkel
1 de 1 angela merkel - Foto: Fotos Públicas/Divulgação

A chanceler alemã Angela Merkel vai disputar seu quarto mandato como chefe de governo da Alemanha nas eleições gerais marcadas para o próximo ano, informou neste domingo a agência alemã de notícias DPA citando fontes de seu partido, a União Democrata Cristã (CDU). Merkel deve declarar sua candidatura a chanceler em coletiva de imprensa na sede do partido ainda neste domingo.

A agência informou que ela também tentará a reeleição como presidente da CDU na convenção nacional do partido, no próximo mês.

Angela Merkel se tornou a primeira chefe de Estado da Alemanha em 2005. Também foi a primeira liderança da Alemanha reunificada a ter crescido sub o comunismo na extinga Alemanha Oriental.

Se vencer as próximas eleições e concluir os quatro anos do próximo mandato, Merkel alcançará o recorde de seu mentor Helmut Kohl, que permaneceu 16 anos no cargo no período pós-guerra.

Aproximadamente 60% da população alemã declarou, em pesquisa recente, que gostaria que Merkel concorresse ao cargo novamente, segundo o diretor da agência de pesquisas Forsa, Manfred Guellner. “Nestes tempos difíceis, Merkel é um pilar de estabilidade”, declarou Guellner.

Apesar de nunca ter sido descrita como visionária ou ter angariado elogios por discursos inspiradores, Merkel conquistou respeito por ser resistente, perspicaz e obstinada na solução de problemas. Desde que se tornou chanceler, lidou com diversas crises internacionais, como a crise de débito na zona do euro entre 2008 e 2009.

Mas a chanceler ainda tem pendentes questões diplomáticas como o relacionamento da Europa com a Rússia, o futuro da Ucrânia, a situação da Turquia, a guerra em curso na Síria e negociações em torno da saída do Reino Unido da comunidade europeia. Também tem de lidar com a onda populista que se espalha pelos Estados Unidos e Europa. No âmbito doméstico, terá de enfrentar a oposição do partido nacionalista Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em inglês) à sua reeleição – a sigla fez campanha agressiva contra a decisão de Merkel, no ano passado, de receber aproximadamente 890 mil migrantes no país.

A data das próximas eleições na Alemanha ainda não foi definida. A previsão é de que as votações ocorram entre 23 de agosto e 22 de outubro. Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.

Contato Marcar Noticia Imprimir

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?