metropoles.com

Greenpeace cobra Bolsonaro em Israel: “Pare a destruição da Amazônia”

A entidade levantou uma bandeira de aproximadamente 10 metros na cidade antiga, próxima ao hotel onde o presidente está hospedado

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Greenpeace
Greenpeace em Israel
1 de 1 Greenpeace em Israel - Foto: Divulgação/Greenpeace

Ativistas do grupo ambientalista Greenpeace fizeram um protesto na segunda-feira (1/4) cobrando o presidente Jair Bolsonaro (PSL) na cidade antiga de Jerusalém, onde o presidente se encontra em visita oficial. Com uma faixa de aproximadamente 10 metros, eles dispararam: “Bolsonaro, pare a destruição da Amazônia”.

A faixa pode ser vista de algumas das janelas do hotel King David, onde o presidente está hospedado. De acordo com o jornal local Jerusalem Post, a ideia do grupo era se contrapor ao discurso eleitoral do agora presidente, que pregava flexibilizar algumas leis ambientais em nome do desenvolvimento econômico.

“A questão amazônica envolve a todos; é uma responsabilidade do mundo”, disse o gerente de campanhas do Greenpeace israelense Yonatan Aikhenbaum ao jornal local. “Nós estamos falando da maior floresta tropical do mundo – e o papel que ela desempenha na mudança climática é tremenda”, prosseguiu.

Muro das Lamentações
Em uma tarde chuvosa, o presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) visitou na tarde desta segunda-feira (1º/4) o Muro das Lamentações, considerado um dos lugares mais sagrados do judaísmo. Ao lado dele, estava o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

A visita conjunta é vista com restrições pela comunidade internacional. O local, oficialmente, é partilhado entre os judeus e os palestinos. Ao se apresentar ao lado do líder dos judeus, o presidente brasileiro estaria ignorando a partilha do território. Apenas como comparação, o presidente norte-americano, Donald Trump, visitou o local sozinho, mesmo em visita oficial.

Nesta terça-feira, o presidente muda o foco da agenda para encontros comerciais ao participar de reunião com empresários israelenses e brasileiros na capital política do país, Jerusalém.

Veja fotos de Bolsonaro em Israel, de sua saída de Brasília, do hotel onde está hospedado e da Terra Santa:

0

 

Chegada
O presidente brasileiro e a comitiva com mais de 50 pessoas desembarcaram em Jerusalém, capital política de Israel, por volta das 10h desse domingo (31/3) no horário local (4h em Brasília). Após lembrar-se das duas passagens pelo país, uma na qual foi batizado e a outra já em pré-campanha à Presidência da República, o chefe do Executivo destacou que a visita ao povo israelense tem por objetivo aumentar a cooperação entre os dois países. 

Além de ciência e tecnologia, foram assinados acordos nas áreas de segurança pública, defesa, serviços aéreos, cibersegurança e saúde. Na ocasião, Bolsonaro também anunciou a abertura de um escritório em Jerusalém para a promoção de comércio, investimento, tecnologia e inovação, como parte da embaixada em Israel.

Compartilhar notícia