Baleia é encontrada morta com 100 quilos de lixo no estômago

Animal de 20 toneladas foi localizado em uma ilha no Norte da Escócia. Após perícia, o mamífero foi enterrado na praia

Cordas, copos plásticos, bolsas, luvas, embalagens de alimentos e vários tipos de materiais para pesca faziam parte dos mais de 100 quilos de lixo encontrados no estômago de uma baleia cachalote. O animal, com 20 toneladas, foi encontrado morto em 01 de dezembro, na Ilha de Harris, no Norte da Escócia.

Em uma postagem no Facebook, a ONG Scottish Marine Animal Strandings Scheme afirma que o mamífero era adulto e, quando localizado pela organização, estava morto há cerca de 48 horas.

1/6
A baleia cachalote foi encontrada na Ilha de Harris, no Norte da Escócia
No estômago do mamífero, havia mais de 100 kg de lixo
Cordas, copos plásticos, bolsas, luvas, embalagens de alimentos e vários tipos de materiais para pesca faziam parte dos mais de 100 quilos de lixo encontrados no estômago do animal
Em uma postagem no Facebook, a ONG Scottish Marine Animal Strandings Scheme afirma que o mamífero era adulto
A ONG alerta para o descarte inconsequente de lixo nos mares e oceanos
Rede de pesca encontrada no estômago da baleia

“O animal não estava em condições particularmente ruins e, embora seja certamente plausível que essa quantidade de detritos tenha sido um fator para sua morte, não conseguimos encontrar evidências de que isso tenha afetado ou obstruído o intestino”, frisou a organização.

No entanto, os especialistas alertaram que a situação da baleia serve para demonstrar os riscos do descarte inconsequente de plástico no mundo. “Esta baleia tinha detritos no estômago que pareciam ter se originado nos setores terrestre e pesqueiro e poderiam ter sido engolidos em qualquer ponto do oceano”, explicou.

Com a ajuda da guarda costeira, de membros do conselho das Ilhas Ocidentais e voluntários, o animal foi necropsiado. Por conta do peso, de aproximadamente 20 toneladas, a baleia cachalote não pôde ser removida e, por isso, o enterro aconteceu na praia onde o mamífero foi encontrado.