metropoles.com

Ainda é possível garantir futuro habitável, diz painel do clima da ONU

Painel especializado nas mudanças climáticas lançou nesta segunda-feira a síntese de estudos, que indica aumento na temperatura

atualizado

Compartilhar notícia

Alexandros Maragos/Getty Images
chaminés soltam fumaça
1 de 1 chaminés soltam fumaça - Foto: Alexandros Maragos/Getty Images

O sexto Relatório-Síntese do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) aponta que ainda é possível reverter as emissões de gás carbônico para impedir uma crise climática. O documento foi divulgado nesta segunda-feira (20/3).

Esta é a primeira publicação abrangente sobre o clima em nove anos, e a primeira desde o Acordo de Paris, tratado internacional sobre mudanças climáticas de 2015.

O relatório aborda as perdas e os danos que o mundo experimenta e que continuarão no futuro. De acordo com o painel do clima, com atitudes certas, é possível atingir um futuro sustentável. “Esse Relatório-Síntese ressalta a urgência de ações mais ambiciosas e mostra que, se agirmos agora, ainda podemos garantir um futuro sustentável e habitável para todos”, afirmou Hoesung Lee, presidente do IPCC.

Em 2018, o grupo destacou a escala sem precedentes da necessidade de manter o aquecimento em 1,5°C. Cinco anos depois, esse desafio tornou-se ainda maior, devido ao aumento contínuo de emissão de gases de efeito estufa. O ritmo e a escala do que foi feito até agora, diz o painel, são insuficientes para enfrentar as mudanças climáticas.

Mais de um século de queima de combustíveis fósseis levou ao aquecimento global de 1,1°C acima dos níveis pré-industriais, o que resultou em eventos climáticos mais frequentes e mais intensos. Segundo o IPCC, cada aumento no aquecimento resulta em perigos como ondas de calor mais intensas, temporais e outros eventos climáticos extremos.

Perdas

“A justiça climática é crucial, porque aqueles que menos contribuíram para a mudança climática estão sendo desproporcionalmente afetados”, disse Aditi Mukherji, um dos 93 autores do Relatório-Síntese, o capítulo final da sexta avaliação do painel.

Segundo ele, “quase metade da população mundial vive em regiões altamente vulneráveis às mudanças climáticas”.

“Na última década, as mortes por inundações, secas e tempestades foram 15 vezes maiores em situações de alta vulnerabilidade”, completou Aditi.

A solução, segundo o painel, envolve a integração de medidas para se adaptar às mudanças climáticas, com ações para reduzir ou evitar as emissões de gases de efeito estufa, com o objetivo de fornecer benefícios mais amplos.

Para o IPCC, para que as mudanças sejam eficazes, essas escolhas precisam estar enraizadas em diversos valores, visões de mundo e conhecimentos, sejam científicas, sejam indígenas, sejam locais. Esta abordagem permitirá soluções localmente apropriadas e socialmente aceitáveis.

“Os maiores ganhos em bem-estar podem vir da priorização da redução do risco climático para populações de baixa renda e comunidades marginalizadas, incluindo pessoas que vivem em assentamentos informais”, disse Christopher Trisos, um dos autores do relatório.

Segundo o painel, há capital político suficiente para reduzir rapidamente as emissões de gases de efeito estufa. O IPCC recomenda o aumento do financiamento para investimentos, para que se chegue às metas de preservação do clima.

O relatório

O sexto relatório é produzido há alguns anos em três grupos de trabalho.

A contribuição do Grupo de Trabalho I foi divulgada em 9 de agosto de 2021; a do Grupo de Trabalho II ocorreu em 28 de fevereiro de 2022; e a do Grupo de Trabalho III, em 4 de abril de 2022.

Agora, o IPCC lançou a parcela final do Sexto Relatório de Avaliação, o Relatório-Síntese, que integrará as conclusões das três avaliações e os três Relatórios Especiais divulgados em 2018 e 2019.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?