metropoles.com

Israel: Gantz e Netanyahu disputam voto a voto maioria no Parlamento

Nenhum dos dois, mesmo com o apoio de seus aliados, alcançaria as 61 cadeiras necessárias para governar o país

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Netanyahu
1 de 1 Netanyahu - Foto: Reprodução/Twitter

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu (foto em destaque), e seu rival Benny Gantz disputam deputado por deputado a maioria no Parlamento israelense e com 91% dos votos apurados nenhum dos dois teria capacidade para formar um novo governo após as eleições legislativas dessa terça-feira (17/09/2019), informou a imprensa israelense.

O Likud, partido de direita de Netanyahu, tem por enquanto 31 deputados e o Azul e Branco, movimento de centro-direita fundado pelo general Gantz, tem 32 cadeiras, das 120 do Knesset, o Parlamento israelense. Nenhum dos dois, mesmo com o apoio de seus aliados, alcançaria as 61 cadeiras necessárias para governar o país.

Até o momento, a Comissão Eleitoral divulgou apenas os resultados de 44% dos votos. Caso as informações da imprensa se confirmem, o caminho mais provável seria a formação de um governo de união nacional entre os dois principais partidos.

Como aconteceu nas eleições anteriores, o ex-ministro da Defesa Avigdor Lieberman pode ser o nome chave nas próximas semanas, pois seu partido, Israel Beiteinu, conquistou 9 cadeiras.

Uma opção
Lieberman rompeu com Netanyahu em abril por discordar da aliança do premiê com os partidos religiosos e provocou a convocação de novas eleições. Após a divulgação das pesquisas, Lieberman afirmou que há apenas uma opção para o país: um governo de unidade entre o seu e os dois maiores partidos.

Em um discurso a seus apoiadores, Lieberman disse que a única opção para os dois maiores partidos seria se juntar a ele em coalizão ampla e secular que não ficasse sujeita às demandas dos partidos judeus ultraortodoxos.

De acordo com as mesmas fontes, a Lista Unida de partidos árabes seria o terceiro mais votado, com 12 deputados.

Em Israel, o presidente recebe os deputados e estes indicam um chefe de governo. Os partidos árabes já afirmaram que não aceitam o nome de Netanyahu, mas não deixaram claro se apoiarão Gantz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?