metropoles.com

Festa em boate no Peru termina com 13 mortos após operação policial

Polícia foi chamada para acabar com a aglomeração, mas garante não ter usado gás ou armas para dispersar participantes

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
essa
1 de 1 essa - Foto: Reprodução/Twitter

Pelo menos 13 pessoas morreram asfixiadas em uma boate na capital peruana, Lima, durante uma operação policial na noite desse sábado (22/8). O governo do país prevê toque de recolher aos domingos, em virtude da pandemia do novo coronavírus, e, por isso, a ação foi autorizada. Entre os óbitos, há 11 homens e duas mulheres. Outras seis pessoas se feriram, sendo três civis e três militares.

“Diante da intervenção policial, que não utilizou nenhum tipo de arma ou gás lacrimogêneo, os participantes da festa tentaram escapar pela única porta, atropelando-se e ficando presos entre uma porta e uma escadaria no local”, disse o Ministério do Interior do Peru, em comunicado oficial.

A polícia deteve 23 pessoas que estariam participando da festa e conduziram o grupo à Direção Criminal de Los Olivos, um populoso bairro ao norte de Lima.

Quando os militares foram acionados para desfazer a aglomeração, imaginaram encontrar uma reunião entre 20 e 30 pessoas, mas encontraram 120 participantes em um espaço reduzido, conforme informou o comandante geral da polícia à rádio RPP, Orlando Velasco.

“No fim da escada havia uma porta de metal que dava para o lado de dentro. Nessas circunstâncias as pessoas ficam nervosas e algumas começam a sair, mas a porta se fechou. Todas ficaram presas no desespero de sair, também o nosso capitão, com mais dois policiais”, narrou Velasco à RPP. O policial também disse que precisou usar um veículo de tração para arrancar a porta.

Dos 13 mortos, apenas um morreu no local. Os outros faleceram no deslocamento ou em hospitais.

O Peru é o terceiro país latinoamericano em número de mortos e casos de Covid-19. No país andino, 27.453 pessoas perderam a vida pela doença, deixando-o atrás apenas no Brasil, que lidera a lista, e do México.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?