metropoles.com

Estado Islâmico divulga primeiro vídeo de “califa” em quase cinco anos

Considerado o homem mais procurado do planeta, Baghdadi foi declarado morto em diversas ocasiões, mas acredita-se que ele ainda esteja vivo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/YouTube
Abu Bakr al-Baghdadi
1 de 1 Abu Bakr al-Baghdadi - Foto: Reprodução/YouTube

O Estado Islâmico divulgou nesta segunda-feira (29/04/2019) o primeiro vídeo de seu líder, Abu Bakr al Baghdadi, em quase cinco anos. A última gravação datava de julho de 2014 e o mostrava dando um sermão na Grande Mesquita de Mosul, no Iraque.

Vestido de preto e com um colete bege, Baghdadi aparece nas imagens de barba longa e sentado com as pernas cruzadas, ao lado de um fuzil kalashnikov. O vídeo foi revelado pelo portal de contraterrorismo Site.

A gravação também o mostra conversando com três homens sobre a guerra contra os “cruzados” e sobre a batalha de Baghuz, na Síria. O vilarejo era o último reduto do EI no país árabe e foi libertado em 23 de março, o que indica que o vídeo é recente.

Além disso, Baghdadi elogia os atentados que mataram mais de 250 pessoas no Sri Lanka, mas desta vez sem aparecer na tela, apenas com a voz sobreposta a imagens dos ataques. O líder do EI também cita Abu Walid al Sahrawi, líder do braço do grupo no Saara.

Considerado o homem mais procurado do planeta, Baghdadi foi declarado morto em diversas ocasiões, mas acredita-se que ele viva hoje em algum lugar na fronteira entre Iraque e Síria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?