Esfaqueado, Rushdie teve nervos do braço cortados e pode perder olho

Informações foram repassadas pelo agente de Salman Rushdie, Andrew Wylie. O escritor respira por ventilação mecânica

atualizado 12/08/2022 22:41

escritor Salman RushdieGilbert Carrasquillo/Getty Images

A situação do escritor Salman Rushdie, esfaqueado nesta sexta-feira (12/8) logo antes de fazer uma palestra durante evento em Nova York (EUA), não é nada boa. O agente do autor, Andrew Wylie, deu detalhes sobre o estado de saúde de Rushdie.

“Salman provavelmente perderá um olho. Os nervos de seu braço foram cortados e seu fígado foi esfaqueado e ferido”, repassou Wylie, em uma mensagem encaminhada ao jornal estadunidense The New York Times.

Para auxiliar em sua recuperação, ele respira por ventilação mecânica. O escritor passou por cirurgia após ser levado de helicóptero para um hospital da região.

A polícia norte-americana identificou o responsável pelo ataque. O suspeito é Hadi Matar, um homem de 24 anos, do distrito de Fairview, em Nova Jersey (EUA).

O homem invadiu o palco e deu uma facada no pescoço do autor, que também foi atacado no abdômen, no momento em que ele seria apresentado ao público.

Versos Satânicos

Rushdie é ameaçado de morte pelo Irã desde 1989. Ele conta com 12 romances publicados em diversos países, incluindo o Brasil. O livro Versos Satânicos chegou a ser proibido no país persa por ser considerado blasfêmia.

Na época, Ruhollah Khomeini, falecido líder do Irã, emitiu uma fatwa, uma espécie de documento pedindo a morte do escritor. Além disso, o país ofereceu uma recompensa de US$ 3 milhões para quem assassinasse Rushdie.

Mais lidas
Últimas notícias