metropoles.com

Erdogan lidera corrida com 52,72% dos votos, em eleição polarizada na Turquia

Presidente Recep Tayyip Erdogan tem 52,72% dos votos, com 89,91% das urnas apuradas, e pode ficar no poder da Turquia até 2028

atualizado

Compartilhar notícia

Presidential Press Office/Getty Images
Imagem colorida mostra Erdogan, presidente da Turquia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Erdogan, presidente da Turquia - Metrópoles - Foto: Presidential Press Office/Getty Images

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, 69 anos, lidera a corrida presidencial, com 52,72% dos votos durante a apuração do segundo turno, neste domingo (28/5). O líder turco está no poder desde 2003 e poderá continuar no comando do país até 2028, caso vença as eleições presidenciais contra o opositor Kemal Kilicdaroglu, 74.

Com 89,81% das urnas apuradas, o social-democrata Kemal Kilicdaroglu que concorre pelo Partido Republicano do Povo (CHP, na sigla em turco) conquistou, até o momento, 47,28% dos votos. Os números são divulgados pelo jornal estatal, a Anadolu.

Erdogan, que representa o Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP, considerado islâmico conservador), votou às 12h do horário local, em um bairro conservador de Istambul. O opositor dele compareceu às urnas em Ancara, capital do país.

Ao sair do local de votação, Erdogan demonstrou estar confiante na vitória. “Nenhum país do mundo tem uma taxa de participação de 90% [de eleitores], e a Turquia quase a atingiu. Peço aos meus concidadãos que votem sem hesitar”, declarou o atual líder turco a jornalistas.

Kilicdaroglu, à frente de uma coalizão de seis partidos, convidou os eleitores a permanecer nas proximidades dos locais de votação, para acompanhar a apuração das urnas.

“Para trazer verdadeira democracia e liberdade a este país e nos livrar de um governo autoritário, convido todos os cidadãos a votar”, afirmou o social-democrata.

Com uma eleição presidencial polarizada, a agência de notícias Al-Jazeera reportou ataques contra observadores eleitorais, casos de cédulas pré-preenchidas com votos em Erdogan e cidadãos serem impedidos de votar.

O resultado das eleições turcas devem ser divulgados no início da noite deste domingo, pelo horário de Brasília.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?