metropoles.com

Empresa aérea em Cuba teve sérias queixas de segurança

Um avião caiu, na sexta-fera (18/5), após decolar em Havana, capital de Cuba. Das 113 pessoas a bordo, 110 morreram

atualizado

Compartilhar notícia

ENRIQUE DE LA OSA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Avião com 113 pessoas a bordo cai logo após decolagem
1 de 1 Avião com 113 pessoas a bordo cai logo após decolagem - Foto: ENRIQUE DE LA OSA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O alvará de funcionamento da companhia aérea mexicana, cujo avião caiu em Havana, capital de Cuba, matando 110 das 113 pessoas a bordo, foi objeto de duas queixas sérias feitas por tripulações. As reclamações têm relação com condições de funcionamento ao longo da última década.

De acordo com o diretor de aviação civil da Guiana, a aeronave foi barrada do espaço aéreo do país no ano passado. O impedimento ocorreu, porque autoridades descobriram que a tripulação do avião tinha sido permitida a voar com sobrecarga perigosa de bagagem.

O avião e a tripulação estavam sendo alugados pela companhia aérea estatal cubana Damojh, na Cidade do México, pela EasySky, uma empresa de baixo custo com sede em Honduras.

Um funcionário da Damojh, na capital mexicana, se recusou a comentar o assunto neste sábado (19/5), dizendo que a companhia se manifestará apenas por meio de nota escrita.

Autoridades mexicanas disseram que Damojh tinha permissões necessárias para alugar suas aeronaves e tinha passado por manutenção em novembro de 2017.

Acidente
Na sexta-feira (18/5), um Boeing 737 caiu após decolar em Havana, capital de Cuba. A maioria das vítimas são do próprio país, no entanto há mortos estrangeiros, entre eles mexicanos e argentinos.

Três mulheres sobreviveram. Todas são cubanas. Elas permanecem internadas em estado grave no Hospital Calixto García, em Havana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?