metropoles.com

Mercados da Ásia e Europa têm dia de quedas e seguem volatilidade

Na Ásia especificamente, Japão, Coreia do Sul e China fecharam em baixa; na Europa, todos os mercados estão em queda

atualizado

Compartilhar notícia

Após dois dias consecutivos de ganhos nos mercados da Ásia e Europa, com Bolsas fechando negociações em alta generalizada, os pregões desta quinta-feira (26/03) voltam à realidade imposta pelas incertezas em relação ao novo coronavírus, causador da covid-19.

Nas últimas semanas, o “sobe e desce” dos índices dos mercados financeiros tem sido bem relevante, ficando nítido na Ásia, Europa e Américas.

Nessa quarta-feira (25/03), houve um certo otimismo generalizado, com todos os mercados reagindo positivamente ao acordo fechado entre o governo dos Estados Unidos, comandado por Donald Trump, e o Senado americano, acerca do maior pacote de estímulos da história da maior economia do país, de cerca de US$ 2 trilhões.

Nem na crise de 2008 algo tão grande foi feito. Mesmo assim, esse otimismo não durou nem até a aprovação do pacote no Senado, que aconteceu na madrugada desta quinta. O projeto agora segue para a Câmara americana.

Na Ásia, as Bolsas fecharam em baixa, após acumularem ganhos nos dois pregões anteriores. Os mercados por lá estão à espera de novos dados do mercado de trabalho americano, que deverão evidenciar o forte impacto econômico da pandemia de coronavírus.

O Nikkei, no Japão, liderou as perdas, com queda de 4,51% em Tóquio, a 18.664,60 pontos. Na sessão anterior, o índice japonês havia dado um salto de mais de 8%, o maior em 11 anos. Na China continental, o Xangai Composto recuou 0,6%, a 2.764,91 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,8%, a 1.701,15 pontos.

Mais cedo, indicadores da Alemanha e do Reino Unido deixaram claro como a doença já está afetando a confiança e a atividade na Europa.

Em outras partes da Ásia, o sul-coreano Kospi teve queda de 1,09% em Seul hoje, a 1.686,24 pontos, e o Hang Seng caiu 0,74% em Hong Kong, a 23.352,34 pontos, mas o Taiex contrariou o tom negativo da região e subiu 0,95% em Taiwan, a 9.736,36 pontos.

Na Oceania, a Bolsa australiana também ignorou o mau humor predominante na Ásia e se valorizou pela terceira sessão consecutiva. O S&P/ASX 200 avançou 2,3% em Sydney, a 5.113,30 pontos.

Na Europa, os índices do velho continente operam em baixa no começo dos negócios desta quinta-feira, após acumularem ganhos nos dois pregões anteriores em meio a estímulos fiscais planejados pelos EUA e Alemanha em reação ao novo coronavírus.

A abertura negativa também vem na esteira de indicadores fracos da Alemanha e Reino Unido, que evidenciaram os efeitos adversos da pandemia. Às 5h12, no horário de Brasília, a Bolsa de Londres caía 2,64%, a de Frankfurt recuava 1,98% e a de Paris se desvalorizava 2,02%. Em Milão, Madri e Lisboa, as perdas eram de 1,34%, 2,08% e 0,54%, respectivamente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?